Seguidores

domingo, 13 de novembro de 2011

CINE CAIÇARA E CINE PAX



Neste prédio funcionava: O Cine Caiçara, A Rádio Difusora de Mossoró e a Editora Comercial. Nesta última, eu fui funcionário (gráfico), por mais de 12 anos, na função de chapista, e posteriormente passei a ser linotipista. Era uma empresa de José Renato Costa, seu irmão Paulo Gutemberg, José Genildo de Miranda (ex-vice prefeito de Mossoró), e Milton Nogueira do Monte.  

A empresa era formada por  três cinemas, sendo este acima  na Rua Alfredo Fernandes, outro na Avenida Alberto Maranhão e outro na cidade de Areia Branca, com o nome de Cine Miramar, mais uma estação de rádio.

Ver-se ao alto, "ZYI 20", funcionava a Emissora. As duas primeiras portas, eram as entradas para o cinema. E mais a frente, onde tem uma porta e duas janelas de cada lado, funcionava a Editora Comercial, que antes, em anos  passados, fora um jornal publicado pela empresa. Não me recordo o nome deste jornal, pois quando eu comecei a trabalhar na empresa, o jornal já era extinto por alguns anos. Mas que até poucos anos, o maquinário era conservado no prédio.

 

O Cine Pax era da família Pinto, Jorge Pinto, que fora prefeito de Mossoró.
Este prédio era a casa  de cinema mais bonito de Mossoró. Mas devido algumas exigências cinematográficas, os herdeiros desistiram de continuar passando películas, alugando a empresas para pontos comerciais. Por mais de cinco anos esteve alugado à família Silveira, onde estabeleceram a "Loja do Papai". 


Atualmente o prédio é alugado às "Lojas Marisa", e funciona na Rua Coronel Gurgel com a Rua Alfredo Fernandes, rua que dar acesso ao grande Alto de São Manoel e Natal. 

Foram-se os bons tempos de cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário