Seguidores

sábado, 3 de março de 2012

O Mundo Cariri entrevista curador do Cariri Cangaço

Por Ingrid Alidiane
http://mundocariri.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/Foto-Manoel-Severo1.jpg
Foto: Dhielson Mendonça
O Mundo Cariri teve a grande satisfação de conversar com Manoel Severo, curador e idealizador do Cariri Cangaço. Evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico; já em sua terceira edição neste ano de 2011, que tem como sede o município do Crato, reunindo as maiores autoridades nacionais do campo da pesquisa e estudo de assuntos ligados às temáticas do Cangaço.
Hoje o Cariri Cangaço é o maior evento do gênero do Brasil, em suas duas últimas edições a cidade de Crato recebeu mais de 200 pesquisadores e historiadores de 14 estados da federação e um público de mais de 1.500 pessoas, colocando o Crato e a região do Cariri no circuito dos grandes eventos culturais históricos do País.  (fonte:cariricangaço.blogspot)
Então vamos nos deleitar com esta conversa tão agradável. 
Mundo Cariri: Agradeço por aceitar conceder ao Mundo Cariri esta conversa. Sei que você é um grande admirador do cangaço. Como e quando surgiu esse interesse em conhecer mais profundamente a história do cangaço?
Manoel Severo: Eu é que agradeço a oportunidade de vir até o Mundo Cariri; muito obrigado mesmo. Bem; o interesse pelo tema cangaço nasceu ainda na minha adolescência. Acho que naquele momento despertou em mim, o tão polemico e inexplicável fascínio que o cangaço desperta em parcela significativa dos jovens ainda hoje. Não saberia dizer o porquê, mas o fato é, que a partir de meus 12, talvez 13 anos, fui alcançado por esse interesse, e dali até os dias de hoje tenho, dentro do possível, dedicado uma parte de meu tempo à pesquisa dessa temática; que é extremamente polêmica, mas ao mesmo tempo, riquíssima; por toda sua capilaridade e repercussões. E não precisaria me esforçar muito para pontuar aqui as muitas heranças que por incrível que pareça, o cangaço acabou legando: na música, na culinária, na dança, da estética, enfim. Então, pesquisar cangaço não seria de forma nenhuma uma exaltação ao banditismo; porque na verdade, o eram; nem à violência; mas acima de tudo compreender á alma desse povo do sertão, muitos desses, personagens anônimos do universo desse fenômeno que tanto sofrimento acabou trazendo ao bom povo de nosso nordeste.
Mundo Cariri: Como nasceu a idéia de se realizar um evento sobre o cangaço?
Manoel Severo: Depois de participar de uns cem números de eventos da mesma natureza, pensava em trazer para o nosso Ceará algo parecido, pois entendia que havia sim, ambiente favorável para a discussão, para o debate, para o aprofundamento, enfim; daí nasceu a idéia.
Mundo Cariri: Por que o Cariri cearense foi escolhido para ser a sede deste evento?
Manoel Severo: Pouca gente sabe, mas o Cariri cearense se configurou como um dos mais importantes cenários deste mesmo ciclo do cangaço, notadamente ligado à figura do mais célebre de todos os cangaceiros, Virgulino Ferreira – Lampião. Era aqui que o “Rei dos Cangaceiros” possuía protetores poderosos, era aqui que se revitalizava e se abastecia de armas e munições entre os muitos embates contra as forças policiais.  Aqui temos cenários mais que importantes ligados à temática, só para citar alguns: A Serra do Mato e a Fonte da Pendência; a Fazenda Padre Cícero, A Casa de Izaias Arruda, o Armazém de Antonio Silvino, o trono da família Linard; todos esses em Missão Velha; o Alto do Leitão, a Cadeia antiga, o Caldas e o Hotel Centenário em Barbalha; a Casa do Poeta em Juazeiro, as Fazendas Piçarra e Guaribas em Porteiras; a Fazenda Ipueira e a Estação da RVC em Aurora, a Fazenda Baixa Grande e a Casa das André em Barro, enfim; sem falar em todo o circuito ligado ao misticismo e a religiosidade, com destaque para o roteiro da fé, em Juazeiro do Norte e o magnífico sítio histórico do Caldeirão do Desertoem Crato. Portoda essa riqueza de história e memória já se justificaria que o Cariri cearense sediasse um evento dessa natureza, e aí, a partir da idéia, se somaram inúmeros parceiros e assim ficou fácil transformar o sonho em realidade.
Mundo Cariri: O que de melhor aconteceu nessas duas edições de Cariri Cangaço?
Manoel Severo: Eu diria que o ponto alto das duas primeiras edições do Cariri Cangaço, não teriam sido o espetacular número de pesquisadores; número esse nunca visto em evento da mesma natureza em tempo algum; o grande número de participantes, o grande número de obras lançadas, a riqueza dos debates, as visitas, as apresentações artísticas e folclóricas, enfim ; mas, a meu ver, foi sem dúvida, a compreensão de que, quando temos uma boa idéia, exeqüível, unindo as pessoas certas nos lugares certos, o resultado certamente se confirmará. E somos o exemplo do que falo. Penso que nenhuma outra iniciativa conseguiu traduzir de forma tão evidente esse sentimento da Região Metropolitana do Cariri, pois em duas edições reunimos sete municípios, uma universidade, seis instituições culturais, três fundações e associações de artistas, mídia, várias organizações não governamentais e ainda órgãos governamentais e iniciativa privada, formando uma equipe envolvida com a produção, de mais de 140 pessoas, tendo como resultado final, o maior e mais qualificado evento sobre a temática, de todos os tempos, e digo isso; sem falsa modéstia; não para colher um pequeno mérito que seja; mas em profundo respeito e gratidão a todos esses homens e mulheres que estiveram e estão ao nosso lado nessa verdadeira construção coletiva que é o Cariri Cangaço.
Mundo Cariri: O Cariri Cangaço 2011 tem como temática “Da Insurreição a Sedição”.  Qual seria o grande destaque desta edição?
Manoel Severo: O destaque do ano de 2011 começa exatamente como você bem frisou com os subtemas. Primeiro a Insurreição, momento intimamente ligado ao nosso amado Crato, onde desponta a figura emblemática e heróica de Bárbara de Alencar. Teremos uma eletrizante conferência com Salete Libório, contando ainda na mesma noite, com as presenças de nomes como George Macário, Alexandre Lucas, Alessandra Bandeira, Carlos Rafael e José Flávio, uma noite imperdível sem dúvidas. E ainda sobre os subtemas, o segundo: Sedição; trazendo-nos o lançamento da esperada minissérie Sedição de Juazeiro, genuinamente cearense e que para nossa felicidade, será uma das maiores produções da TV nordestina e brasileira do ano. A Sedição a partir das figuras de Floro Bartolomeu e Padre Cícero, também farão parte dos destaques desse ano, com uma Mesa onde teremos Renato Casimiro, Huberto Cabral, Aderbal Nogueira e Renato Dantas. Sem falar na Exposição Cangaceiros, a maior e melhor do Brasil, que ficará no Centro Cultural da RFFSA, dentro do Cariri Cangaço. E daí todo o resto que certamente todos podem acompanhar a partir da Programação Oficial através de nosso site:  www.cariricangaco.net 
Mundo Cariri: Ficamos sabendo que na abertura desta edição do Cariri Cangaço você receberá o Título de Cidadão Cratense. Como está se sentindo ao saber que receberá esta honraria?
Manoel Severo: Existem momentos em que nos faltam palavras… Esse é um deles. Talvez de hoje até a noite da solenidade, que será dia 20, às 19 horas no Teatro Salviano Arrais, consiga reunir palavras para traduzir, minha alegria, minha gratidão, meu verdadeiro sentimento.
Mundo Cariri: O Mundo Cariri agradece pela conversa tão agradável. Em representação a região do Cariri, agradecemos a você por sediarmos um evento deste porte. Por favor, faça suas considerações finais.
Manoel Severo: Bem; só me resta agradecer a gentileza do espaço e a cortesia e elegância da entrevistadora, e ainda, convidar a todos os nossos leitores e internautas, para participarem conosco dessa grande realização que é o Cariri Cangaço. Saibam que a Região Metropolitana do Cariri os aguarda de braços abertos. Muito obrigado.
O Mundo Cariri agradece mais uma vez ao Manoel Severo pela disponibilidade e gentileza, e principalmente por brindar nós caririenses com este evento tão singular e importante para todo o Ceará, onde a Cangaço, a História e as Tradições do Nordeste são discutidas, revividas e preservadas na história e na memória.  
*Por: Ingrid Alidiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário