Seguidores

sábado, 3 de março de 2012

REVENDO - REUNIÃO-ANGICO, ANTES DA MORTE DE " LAMPIÃO "

 Por: SABINO BASSETTI 
Pesquisador/escritor do cangaço
Amigos do Cariri Cangaço,

No meu entender, os motivos de Lampião se manter vivo por tanto tempo na vida bandida foram vários.
Um deles é o fato dele respeitar o inimigo, não brigando quando não havia possibilidade de vitória como no caso do ataque a Mossoró e, outros de menor vulto. Outro motivo podemos dizer que seja o apoio que Lampião recebia dos coiteiros das mais diferentes classes. Tenho também que citar liderança que Lampião tinha sobre seus cabras não importando a importância que este ou aquele tivesse no grupo. E por fim a coragem natural que o rei dos cangaceiros possuia.

http://www.gentedanossaterra.com.br/lampiao2.jpg
 Quanto a ligação que Lampião tinha com coiteiros e protetores de grande projeção, era importante e proveitosa para os dois lados .

Sendo amigo e, prestando favores a Lampião, o fazendeiro, comerciante ou qualquer pessoa importante não teria suas propriedades, seus empregados e também suas famílias molestadas pelo cangaceiro.

Em contra partida, Lampião tinha em suas mãos tudo aquilo que nescessitava com bastante facilidade. Além disso, negociar com Lampião, era uma razoavel fonte de renda. Mas não podemos negar, que existiram coiteiros importantes que serviam a Lampião apenas por amizade. Como exemplo das desvantagens de não se ter um bom relacionamento com Lampião, é lembrarmos do coronel Petronilo Reis, que logo depois de conhecer Lampião tornou-se seu inimigo sofrendo então enormes prejuizos.

Tempos depois da morte de Lampião, falou-se que ele iria se encontrar com seus sub grupos em Angico, para tratar, da sua retirada do cangaço ou uma possivel mudança de ares. Porém, poucos dias antes de Lampião chegar em Angico, ele esteve reunido com diversos de seus sub grupos e não tocou nesse assunto. Durante a semana que esteve em Angico, também lá esteve pelo mesmo período
http://revistatpm.uol.com.br/01/vermelhas/imagens/ze.jpg
Zé Sereno e todo seu grupo e, Lampião não disse uma palavra a ninguém a respeito de abandonar o cangaço ou o nordeste como se cogitou. O encontro de Angico foi apenas mais um encontro rotineiro de Lampião e seus sub grupos.

Taí meu caro Severo, espero que seja isso que o amigo queria. Estou a sua disposição para qualquer tipo de colaboração que eu possa dar. Como se diz aqui no interior de São Paulo: "nóis num entende muito, mais nóis vai empurrando devagar".
Abraço fraterno.

Sabino Bassetti
Pesquisador e escritor
Salto - São Paulo

FONTE/AÇUDE : Blog Cariri-cangaço (Dr. Severo)
Um abraço a todos.
IVANILDO SILVEIRA
Natal/RN
Porque a reunião no coito do Angico/SE?
(*) Por:Aderbal Nogueira -
 
 Pesquisador/documentarista do cangaço; Membro da SBEC
Caro Sabino, venho aqui mais uma vez tentar colaborar com o debate e com esta história tão cheia de mistérios, como diz nosso amigo Alcino, que é o Cangaço.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQQxNRWjIdJWHHzXTRSs7E8UaowtDO9Zn4PmeAwv1eeiKJ0GTokFGACuTBVRiI7fDPJZbDwcjAaaFa20xcVC71i_gUZRkb1jo8fXgf9oh4VmltFz8eMSYlCES8dL1kaMxQU2rftLCRIK0/s1600/DSC03054.JPG
Pois bem, lendo sua matéria aqui no Cariri Cangaço, lembrei de dois depoimentos que gravei com amigos ex-cangaceiros, Candeeiro e Vinte e Cinco, depoimentos esses que tiveram um intervalo de aproximadamente 8 anos entre a gravação de um e de outro.
http://3.bp.blogspot.com/_8Ch8kqRaXWk/TUCFvfrfjMI/AAAAAAAAA7Q/ql485Nb-2Co/s320/candeeiro.JPG
Um detalhe é que Candeeiro só encontrou com Vinte e Cinco cerca de 50 anos após o combate de Angico.
Gravei primeiro com Candeeiro, e quando gravamos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfYpJ1dDeq6UiiUQEwL8KCrHAq05l-gnQBRHNgsUs1vFL8MuAPIpHttSj3nnVd97hOn5PHC7dJkBPoAOTnOBx15vDgxjh15QNA8ad_UfyBljL6uf7ZVhBoIHkVT12VO8ICIoI4swlIWQA/s1600/GetAttachment.aspx.jpg
com "25" ele nos narrou a mesma coisa que Candeeiro havia falado, sem que nós sequer tenhamos comentado o assunto. Ambos os depoimentos foram tomados por mim e pelo amigo Paulo Gastão.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwVxTlk7jzTd8jYYATQhAtjP78zkkovzemfuzE5m769_aS5c0S2IBIRM2k18LgAlE_0qDkvfFWVTxBmilZep4l8ueHtArBW4ELFLI96l3MmyA4ZFcFwND5KZpUcNfboWqVmEkcmDZ4UA/s400/SEVERO+CALDEIR%C3%83O+E+NO+(29).JPG
Mais uma vez digo que eu, Aderbal, não estou dizendo absolutamente nada, não quero eu causar celeumas, apenas coloco ao público o que foi por mim gravado; tento somente colaborar com as pesquisas. Esse assunto no caso, estava até esquecido por mim. Quando vi a matéria hoje no Cariri Cangaço é que lembrei.

Confesso que até pensei em não mais enviar esses vídeos para os blogs, pois pode parecer, como algumas pessoas já falaram, que estou querendo me intrometer demais, porém o caso não é de intromissão e sim de colaboração. Por favor receba o vídeo como algo a mais para as pesquisas.


Eu, Aderbal, não julgo se o depoimento é verdadeiro ou falso, afinal não estava no bando na referida época - 1938.

Aderbal Nogueira.

FONTE/AÇUDE: Blog Cariri-cangaço (Dr. Severo)

Um abraço a todos. Vejam a matéria acima, analisem, tire suas conclusões e façam seus comentários.

IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da sbec
Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário