Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CANGACEIRO MORENO ANTES NO CANGAÇO E DEPOIS COM RG. DE CIVIL


Antônio Ignácio da Silva  nasceu em Tacaratu-Belo Horizonte no dia 1º. de novembro de 1909, e faleceu no dia 6 de setembro de 2010). No cangaço era conhecido   pela alcunha de Moreno.


Foi um cangaceiro pertencente ao bando de Lampião e Maria Bonita.


Após a morte destes, fugiu de Pernambuco e adotou o pseudônimo de José Antônio Souto, fixando-se em Minas Gerais. Foi um dos integrantes do bando com maior longevidade, e um dos últimos a morrer.

Moreno era Filho de Manuel Ignácio da Silva (o Jacaré) e Maria Joaquina de Jesus. Antônio perdeu o pai na adolescência, quando este foi morto pela polícia nas proximidades de São José do Belmonte, em uma suposta queima de arquivo. Exerceu a profissão de barbeiro, mas seu desejo era ser soldado da polícia. O sonho terminou quando foi preso e espancado por policiais de Brejo Santo, após ser acusado injustamente de roubar um carneiro. Libertado, matou o homem que o denunciou, que seria o verdadeiro ladrão.

Moreno foi o penúltimo cangaceiro que resistiu até 2 de fevereiro de 1940. O último cangaceiro foi Corisco, tendo sido morto no dia 25 de Maio de 1940, pelo tenente Zé Rufino.

Fonte pesquisada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário