Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

Lampião responde ao médico de Crato, o Dr. Octacílio Macedo


Estas foram as respostas do capitão Lampião ao médico de Crato Dr. Octacílio Macedo

Perguntado a respeito de número de seus combates e de suas vítimas disse:

- Não posso dizer ao certo o número de combates em que já estive envolvido. Calculo, porém, que já tomei parte em mais de duzentos. Também não posso informar com segurança o número de vítimas que tombaram sob a pontaria adestrada e certeira de meu rifle. Entretanto, lembro-me perfeitamente que, além dos civis, já matei três oficiais de polícia, sendo um de Pernambuco e dois da Paraíba. Sargentos, cabos e soldados, é possível guardar na memória o número dos que foram levados para o outro mundo.

Perguntado se estava rico:

- Tudo quanto tenho adquirido na minha vida de bandoleiro mal tem chegado para as vultuosas despesas do meu pessoal - aquisição de armas, convindo notar que muito tenho gasto, também, com a distribuição de esmolas aos necessitados.

Perguntado como manter o grupo:

- Consigo meios para manter meu grupo pedindo recursos aos ricos e tomando à força aos usuários que miseravelmente se negam de prestar-me auxílio.

Perguntado sobre Padre Cícero, Lampião foi bem específico:

- Sempre respeitei e continuo a respeitar o Estado do Ceará, porque aqui não tenho inimigos, nunca me fizeram o mal, e além disso é o Estado do Padre Cícero.

Considerado pelos romeiros o santo do Nordeste

Como deve saber, tenho a maior veneração por esse santo sacerdote, porque é o protetor dos humildes e infelizes, e sobretudo porque há muitos anos protege minhas irmãs, que moram nesta cidade. Tem sido para elas um verdadeiro pai. Convém dizer que eu ainda não conhecia pessoalmente o padre Cícero, pois esta é a primeira vez que venho a Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário