Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

O PRIMEIRO LIVRO SOBRE O REI DO BAIÃO

Por: Kydelmir Dantas(*)

A ligação de LUIZ GONZAGA com o RN não vai apenas pela sua presença em shows pelo interior e em Natal; além de Cidadão Natalense ele recebeu os títulos de cidadania de várias outras cidades no estado.
O mais interessante e que pouca gente sabe é que a sua primeira biografia do Rei do Baião foi escrita pelo poeta potiguar Zé Praxédi - O Poeta Vaqueiro - em 1952, editado pela Continental Artes Gráficas, de São Paulo - SP, Tendo o prefácio do folclorista  Câmara Cascudo e com o apoio do, então, vice-presidente Café Filho, sob o título de “LUIZ GONZAGA E OUTRAS POESIAS.”
O livro é composto de vários poemas, dentre eles o principal sob o título LUIZ GONZAGA. Neste, o poeta fez levando a sua mensagem na escrita do dizer do povo do interior, semi-alfabetizado e/ou analfabeto, na linguagem que se denominou de “poesia matuta”. Muita gente boa coloca estes versos, em publicações diversas, como sendo da autoria do Mestre Lua. Mas não! Os versos são de Zé Praxédi... A verdade é pra ser dita! 
Estão lá, nos primeiros versos e na grafia original, num total de 128 estrofes, ora em quadras, ora em sextilhas, na conformidade e gosto do poeta potiguar.

“Meu nome é Luiz Gonzaga,
Não sei se sou, fraco ou forte,
Só sei que graças a Deus,
Te pra nascer tive sorte,
Apôs nasci em Pernambuco,
Famoso Leão do Norte.

Nas terras de Novo Exu,
Da fasenda Caiçara,
Im novecentos e dose,
Viu o mundo a minha cara.

Dia de Santa Luzia,
Purisso é qui sô Luiz,
No mêz qui Cristo nasceu,
Purisso qui sô feliz.”

Após este livro, vieram outros, ficando mais conhecido o escrito pelo jornalista cearense SINVAL SÁ, que recebeu o título de O SANFONEIRO DO RIACHO DA BRÍGIDA; este teve 4 edições só no ano do seu lançamento, 1966, mudando apenas as cores das capas e permanecendo o desenho. Hoje já se encontra a 8ª edição nas livrarias.
A partir de então, saíram vários livros sobre Luiz Gonzaga do Nascimento, o segundo filho de Januário José dos Santos (Mestre Januário) e Ana Batista de Jesus (Santana), os quais listamos alguns abaixo:
Destes, particularmente e logo após o primeiro, considero-os como mais importantes: O SANFONEIRO DO RIACHO DA BRÍGIDA, do Sinval Sá, por ser a mais conhecida e uma autobiografia do Rei do Baião; A VIDA DO VIAJANTE - A SAGA DE LUIZ GONZAGA, da francesa Dominique Dreyfus, para mim a mais completa biografia de Seu Luiz; EU VOU CONTAR PRA VOCÊS, do jornalista e escritor paraibano Assis Ângelo, o primeiro a ser publicado após a grande viagem do Rei; LUIZ GONZAGA, O MATUTO QUE CONQUISTOU O MUNDO, do jornalista potiguar, radicado em Recife, Gíldson de Oliveira, que juntou reportagens e entrevistas com Gonzagão, nos últimos meses de vida. Este livro ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo em 1990; LUIZ GONZAGA: A SÍNTESE POÉTICA E MUSICAL DO SERTÃO, da Professora e Doutora da UECE, Elba Braga Ramalho, pois é a sua Tese de Doutorado, realizado na Inglaterra e transformado em livro para os estudiosos da MPB e fãs do nosso ícone da Música Popular Nordestina.
Afora outros, não citados, ainda tem  O REI E O BAIÃO, do Bené Fonteles, publicado em 2010, resume em textos, imagens e fotografias a vida e a saga de LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, o LULA da Família de Januário e Santana, o Luiz LUA Gonzaga, das Rádios, o GONZAGÃO, pai do Gonzaguinha, o SEU LUIZ, para Dominguinhos e seus amigos mais aproximados, o nosso grande e eterno REI DO BAIÃO.

(*) Pesquisador e poeta, de Nova Floresta – PB, radicado em Mossoró – RN. Autor do livro OS 3 PILARES DA MÚSICA POPULAR NORDESTINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário