Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

PENDÊNCIA - A FONTE QUE CONVERSOU COM LAMPIÃO!

Napoleão Tavares Neves (*)

O Cariri tem de tudo, em termos de natureza, isto é, belezas naturais e em termos humanos e históricos.
Nas quebradas da Chapada do Araripe no município de Missão Velha, mais precisamente no escondido e isolado vilarejo de Gameleira de São Sebastião ou Gameleira do Pau, há uma bucólica fonte de águas límpidas que já conversou com Lampião e Sabino Gomes, sobretudo nos anos de 26, 27 e 28: é a caudalosa e bucólica Fonte da Pendência ainda tão primitiva quanto o era na década de 20! Incrível! Ali era o paraíso caririense de Lampião e seu bando, onde ficavam a salvo de perseguição policial, tomando banho nas águas límpidas da Pendência e comendo churrasco dos bois gordos que pastavam no cimo da Chapada do Araripe e iam à fonte matar a sua sede. 
E havia fator de tranqüilidade para Lampião, além do isolamento geográfico e topográfico do lugar: Pendência fica na Fazenda Serra do Mato do poderoso coronel Santana, amigo de Lampião e genitor do prestigioso Juiz de Direito, Dr. Juvêncio Joaquim de Santana.
Assim, quando cansado das escaramuças com a polícia pernambucana nos sertões do lendário Pajeú, Lampião costumava refugiar-se na Pendência onde também se abastecia de munição. Ainda hoje, vez por outra, costumo ir a Pendência e ali fico ouvindo o marulhar das suas águas naquela solidão quase sepulcral! Ainda hoje Pendência é uma ilha de tranqüilidade em meio à azáfama da vida moderna!
___________
(*) Escritor, conferencista e médico; de Barbalha-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário