Seguidores

sábado, 8 de setembro de 2012

As trincheiras de Rodolfo, em 1927: VII - A Estação Ferroviária

Imagem 01 - Estação Ferroviária, 1937. Mossoró-TN.

A  imagem 01 mostra a histórica Estação Ferroviária de Mossoró-RN, em 1937. Esta estação, situada na Av. rio Branco, no Bairro Doze Anos. Esta edificação foi mais uma das trincheiras de defesa da cidade, ao assalto de 


Lampião, (1900-1938), à cidade de Mossoró, em 13/06/1927. Esta defesa, também, foi chamada de a Trincheira de Saboinha, apelido de Vicente Sabóia Filho, o então Diretor da Superintendente da Estrada de Ferro.

Esta trincheira foi constituída de civis e militares. Os civis: Francisco Santiago de Freitas; Inácio Bispo; João Delmiro; José Cordeiro; José Pereira; José Tenório; Lafaiete Tapioca, engenheiro; Lourenço Menandro da Cruz; Pacífico de Almeida; Raimundo Leão de Moura, comerciante; Vicente Sabóia Filho. Os militares: os Soldados Clóvis Marcelo de Araújo e Severino França, e o 3º Sargento Pedro Sílvio de Morais.  

Atualmente, esta estação faz parte de um conjunto de edificações, tombado e destinado a fins culturais, que recebe a denominação de Estação de Artes Eliseu Ventania.

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.Fontes: FERNANDES, Raul. ( 09-09-1908-1998). A Marcha de Lampião, Assalto a Mossoró. 7a. edição, Coleção Mossoroense, Volume 1550,  Fundação Vingt-un Rosado, outubro de 2009; Fonte do  arquivo fotográfico P&B - Azougue. Provável autor da fotografia 01: Manuelito Pereira, (1910-1980);  Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica.

Próxima trincheira a ser postada: Trincheira VIII
Escrito por Copyright@Télescope



Nenhum comentário:

Postar um comentário