Seguidores

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Hoje em Salvador

Filme sobre mulheres no cangaço será lançado na Biblioteca Pública nesta quinta

Um documentário que conta a história das mulheres no cangaço será lançado nesta quinta-feira (6), em sessão gratuita às 19h30, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. No filme são discutidos temas como as motivações para a entrada das mulheres no cangaço, seu papel dentro dos bandos, costumes, crenças, dramas pessoais, sexualidade e as representações destas mulheres.

O documentário conta de entrevistas com o sócio-fundador da União Nacional de Estudos Históricos e Sociais (Unehs), Antônio Amaury Correa, os pesquisadores Frederico Pernambucano de Mello, Luiz Ruben, Rosa Bezerra e Germana Gonçalves, além da filha e da neta de Lampião e Maria Bonita, Dona Expedita e Vera Ferreira, respectivamente.

Pescado em www.metro1.com.br


http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Um comentário:

  1. Olá Mendes! O jornal é de 1928. O resumo incluso em meu comentário é de autoria de Cicinato copiado por Raimundo Gomes que me cedeu o jornal, se quiser publicar, que seja como está abaixo excluindo minhas palavras.

    No começo de março 1928"o homem", Lampião encaminhou-se ao Ceará. seu grupo ficou escondido na serra canabravinha, em Brejo Santo. no dia 10, esteve na fazenda Poço, no mesmo município. segundo testemunhas,os cangaceiros nem pareciam os participantes de um grupo que, há dois anos, ao perambular pela mesma região do Cariri,comportara-se como uma legião de dominadores. Ao chegar às terras cearenses ,Lampião vinha em busca dos seus protetores,pois o grupo estava em sérias dificuldades, seguido de perto pelas forças adversárias,em destaque a dos “Nazarenos”. Perseguido na fazenda Poço, fugiu para a serra do batoque, Barra do Cristóvão e Serra do Bom Nome. No dia 15 os cangaceiros chegaram na fazenda Piçarra, entre Brejo Santo e Jati. Lampião tinha excessiva confiança no dono da fazenda, Antonio Teixeira Leite,conhecido popularmente com Antonio da Piçarra... e no dia 27 foi baleado um dos homens mais próximos a Lampião, o célebre Sabino Gomes, que participara do ataque a Mossoró.

    Cincinato Ferreira Neto, A MISTERIOSA VIDA DE LAMPIÃO. transcrito por Raimundo Gomes.

    ResponderExcluir