Seguidores

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Mulher Rendeira


Virgulino, por ser muito esperto, atraiu a predileção de sua avó e madrinha de batismo, D. Maria Jacosa. Quando o menino completou cinco anos de idade, levou-o para morar em sua casa.

Maria Jacosa Vieira Lopes, 'Tia Jacosa' - avó de Lampião - fonte: Portal do cangaço

O menino espantava-se com a rapidez com que sua avó trocava e batia os bilros na almofada, mudando os espinhos nos furos, tecendo rendas e bicos de refinado gosto.

Foto de mulher fazendo renda - papjerimum.blogspot.com

Virgulino Ferreira da Silva, o afamado e sanguinário Lampião foi educado tanto pelos pais quanto pela avó, sendo dona Maria Jacosa conhecida por mulher rendeira. 

Foto da Fazenda, Poço do Negro Propriedade de: Jacosa Vieira do Nascimento e Manoel Pedro Lopes, avós de Virgulino - fonte : portaldocangaco.blogspot.com

A casa da avó ficava a cento e cinquenta metros da casa paterna e, o menino brincava no terreiro das duas casas. 

casa onde  Lampião nasceu e foi criado por Dona Jacosa, sua avó - http://g1.globo.com

Mais tarde, em homenagem a sua avó, comporia a música que serviria de hino de guerra para suas andanças: "mulher rendeira".

"Houve grande empenho em destruir a memória de Lampião. Primeiro, arrasaram-lhe na Ingazeira a casa paterna e natal e a dos avós maternos, deixando unicamente restos dos torrões dos alicerces".(Frederico Bezerra Maciel)


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lampiao/lampiao.php
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário