Seguidores

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Luiz Gonzaga 100 anos Vida e Obra em Cordel – Parte I


O verso inspirado de Arievaldo Viana e o traço aprumado de Jô Oliveira, artistas que têm o dom de apreender a mensagem telúrica dos sertões, dão o tom da grandeza de “seu” Luiz no texto que segue.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 1912, no município de Exu, Pernambuco. E, se estivesse vivo em 2012, o “rei do baião”, autor de clássicos da música brasileira como Asa Branca, Assum preto, Juazeiro e Xote das meninas, completaria 100 anos no dia 13 de Dezembro.


Além de divulgar suas músicas com temas sobre o sertão, o homem sertanejo e as festas juninas, o “velho Lua”, como era carinhosamente chamado pelos amigos e admiradores, apresentou a cultura brasileira para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Gêneros musicais tipicamente nordestinos, como xote, baião, forró e xaxado, tornaram-se conhecidos e influenciaram outros ritmos, criando novas gerações de cantores e compositores.

Arievaldo Viana - www.flogao.com.br

Em o Rei do Baião – Do Nordeste para o mundo (Planeta Jovem, 40 págs., R$ 29,90), o poeta cearense Arievaldo Viana “cordeliza” a vida de Luiz Gonzaga, desde sua infância até sua morte, passando por seus amores e seu enorme sucesso popular, e para isso escreve todo o texto usando versos de estrutura típica da literatura de cordel. A história ganha textura e sensibilidade por meio das cores e formas das gravuras do pernambucano Jô Oliveira, um dos atuantes artistas gráficos do país dedicados a este estilo.


Gracioso e musical como a obra de seu homenageado, o texto possibilita uma leitura fluente para os pequenos leitores e apresenta a eles, também, um vocabulário rico e colorido, celebrando a riqueza e a sonoridade da língua portuguesa. Além disso, apresenta às crianças personagens célebres de nossa cultura, que, de alguma forma, conviveram com Gonzagão. Ary Barroso, Zé Dantas, Humberto Teixeira, Gilberto Gil, Tom Zé, Caetano Veloso e o cantor Gonzaguinha, filho do Gonzagão, são alguns deles.

Continua...

Revista Nordestevinteem
Edição nº. 41
Ano: IV
Dezembro de 2012.

Material do acervo do poeta, escritor e pesquisador do cangaço Kydelmir Dantas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário