Seguidores

domingo, 20 de outubro de 2013

Luiz Campos - podem voltar todos dois

Por: Crispiniano Neto

Luiz Campos tomou a bênção à sua velha e querida mãe, retornou o boné à cabeça, pegou a viola e foi saindo.

- Deus te abençoe, meu filho. Que Jesus Cristo e Nossa Senhora da Conceição te acompanhem.

Nesse instante Luiz Campos deu uma topada numa pedra, sofrendo um grande tombo. Quase caía. Apromou-se rápido e virou-se para a mãe desendo:

- Olhe mamãe, se for pra eles irem me empurrando, pode mandar voltar todos os dois.

Poesria com Luiz Campos - Coleção Mossoroense - volume 829 - Série C - Julho de 1993 - autor: Crispiniano Neto

 Cordelista desde cedo (Foto: Ana Cadengue) - Luiz Campos

Por Sergio Vilar
  
Filho do operário João de Oliveira Campos, natural de Martins, e da dona de casa e rezadeira Maria de Oliveira Campos, natural de Governador Dix-Sept Rosado, o violeiro e cordelista Luiz de Oliveira Campos (Luiz Campos), nascido em Mossoró-RN no dia 11 de outubro de 1939, registra na literatura de cordel a sua vocação para poesia descoberta ainda na infância. 

Vindo de uma família humilde, Luiz Campos é considerado hoje como um dos principais representantes da poesia popular, podendo ser constatado através do seu trabalho. 

Começou a trabalhar desde cedo. Antes da sua inclinação para poesia, atuou como bodegueiro e magarefe. Durante anos cantou em emissoras de rádio e participou de congressos e festivais de violeiros promovidos no Nordeste. Participou da primeira caravana dos poetas pelo Brasil, percorrendo 14 capitais brasileiras. 

O interesse pelo cordel veio desde cedo, por influência de um tio que costumava recitar poesia e cantar versos acompanhados por uma viola. 

Mesmo com todas as dificuldades provocadas pela perda de parte da visão, Luiz Campos é um exemplo de determinação, superação e amor à poesia. 

Foi o fundador da Casa do Cantador do Oeste Potiguar, onde hoje funciona o espaço Arte da Terra. 

Ao longo de sua carreira, o cantador já escreveu diversos folhetos de cordéis. Sobre sua obra, o poeta Crispiniano Neto escreveu dois livros: Viajando pelos Campos de Luiz e Poesria com Luiz Campos, através dos quais é possível conhecer a essência do poeta mossoroense. 

(biografia extraída do livro ‘PoesRia com Luiz Campos’, de autoria de Crispiniano Neto)


http://portalnoar.com/morreu-o-mossoroense-luiz-campos-um-dos-maiores-repentistas-do-brasil/
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário