Seguidores

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Zé Pereira, Xandu, Xandu e Marcolino Diniz

Coronel José Pereira de Lima

Numa época em que os casamentos consanguíneos eram corriqueiros, o número de filhos bastante elevado e os homônimos existiam em todo lugar, Princesa apresentou alguns casos interessantes. Acreditem, parece que o imbróglio foi grande. Certas famílias estão tão entrelaçadas, que suas árvores genealógicas mais parecem um quebra-cabeça.

Ao ler textos sobre a história do município, vez por outra deparava com "cabôco" Marcolino, cunhado de Zé Pereira". E em outras ocasiões, "Zé Pereira, tio do ´cabôco´ Marcolino". Não conseguia encaixar as peças. Concomitantemente, percebi a existência de duas Xandus. Depois, conversando com o jornalista e radialista Zé Duarte, conhecedor do assunto, descobri o seguinte: o “coronel” Marcolino Pereira casou com Águida de Andrade ("Sinhá" Águida), a união gerou Zé Pereira e Doninha. Esta enamorou o “coronel” Marçal Florentino Diniz e teve os filhos Xandu e Marcolino Diniz. Este se uniu a outra Xandu, filha do "major" Floro, que, num episódio famoso ocorrido em meados de 1930, foi capturada durante a invasão da PM a Irerê, encarcerada na própria residência e resgatada à bala pelos "soldados" de Zé Pereira, comandados por Marcolino Diniz. A paixão do "cabôco" por ela ficou imortalizada na música de Luiz Gonzaga (clique aqui para ouvir).

Zé Pereira casou-se com a própria sobrinha, Xandu. Dizem que ele foi dar uma de alcoviteiro para um amigo e acabou envolvendo-se com a moça.

Então ficou explicado: Zé Pereira é irmão de Doninha, que é mãe de Marcolino Diniz, que é irmão de Dona  Xandu, que firmou matrimônio com Zé Pereira.  Assim, realmente, este é tio do ´cabôco´, que também é seu cunhado. Além disso, o "coronel" Marçal é ao mesmo tempo cunhado e sogro de José Pereira e o "coronel" Marcolino e "Sinhá" Águida são avôs e bisavôs de Aloysio e Luizinha. O raciocínio é um pouco intrincado, mas dá para compreender. Nem chegamos aos trisavôs, tetravôs, pentavôs, etc., onde o negócio deve complicar ainda mais.
http://princesapb.com/artigo02.htm
Dentre todos os arranjos e conchavos vivenciados por Virgulino Ferreira, um dos que mais se destacam foi sem dúvida a relação mantida com a grande oligarquia da família Diniz, do coronel Marçal Diniz, seu irmão Laurindo, seu filho Marcolino Pereira Diniz e seu genro, o chefe político de Princesa, o poderoso Zé Pereira. 
http://cariricangaco.blogspot.com - Barbosa, Manoel Severo.
  
Pequena árvore iconográfica com parentesco somente até bisavôs*

*Foram omitidos alguns personagens desta árvore genealógica, como, por exemplo, os outros filhos do "coronel" Marcolino e "Sinhá" Águida, pois não eram fundamentais para a compreensão do pensamento contido no texto. (Mardson Medeiros).

ICONOGRAFIA
 Marcolino Pereira de Lima


"Marcolino Pereira Lima - pai de José Pereira Lima, chefe político e prefeito de Princesa, além de deputado estadual. Com sua morte em 11/09/1905, José Pereira assumiu a chefia da família e da política local." Avô, por parte de pai, e bisavô, por parte de mãe, de Aloysio Pereira. FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984. 
FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984.

 Marçal Florentino Diniz


"Marçal Florentino Diniz - pai de d. Alexandrina (D. Xandu) e cunhado e sogro do coronel José Pereira."  
FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984.

Alexandrina Pereira de Lima


"Dona Alexandrina Pereira Lima (D. Xandu), esposa do ´coronel´ José Pereira." Fotografia feita muitos anos depois da união com o chefe político, que também era seu tio.  
FONTE: LIMA, Aloysio Pereira. Princesa 1884/1984: José Pereira, a chama ainda acesa. Série IV Centenário. João Pessoa: A União, 1984.


Coronel Marcolino Pereira


"Marcolino Diniz (o ‘cabôco’ Marcolino) trocou a faculdade e os bois zebus pelo fuzil. E sua única recompensa foi Xanduzinha. Ambos se imortalizaram na canção de Luiz Gonzaga e Zé Dantas". Na foto, ele aparece já bem idoso e cego de um olho, sequela de 30. FONTE: MARIANO, Paulo. Princesa Antes e Depois de 30. João Pessoa: 
EGN, 1991. http://princesapb.com/artigo02.htm

O “coronel” Marcolino Pereira casou com Águida de Andrade, a “Sinhá" Águida, a união gerou Zé Pereira e Doninha. Esta enamorou o “coronel” Marçal Florentino Diniz e teve os filhos Xandu e Marcolino Diniz. Esse se uniu a outra Xandu, a famosa Xanduzinha, filha do "major" Floro Diniz. Zé Pereira casou-se com a própria sobrinha, Xandu, essa, a irmã de Marcolino. Então temos: Zé Pereira que é irmão de Doninha, que é mãe de Marcolino Diniz, que é irmão de Dona Xandu, que firmou matrimônio com Zé Pereira. Fácil, fácil de entender. 
FONTE: http://cariricangaco.blogspot.com - Barbosa, Manoel Severo

Fonte principal: http://princesapb.com/artigo02.htm
http://blogdomendesemedes.blogspot.com

4 comentários:

  1. Suspeito que a ultima foto acima seja do Marcolino Diniz, nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, amigo leitor. Mas você sabe, a gente não deve mexer nos artigos.

      Excluir
    2. Eu concordo com você, amigo leitor. Mas você sabe, eu não posso mexer nos artigos alheios..

      Excluir
  2. Boa tarde estou pesquisando minha arvore genealogica e sou um Pereira Diniz, meu nome é ALUISIO PEREIRA DINIZ FILHO, filho de ALUIZIO PEREIRA DINIZ e neto de JOSE PEREIRA DINIZ. sou natural de Fortaleza e minha mãe disse que meu pai é da região do Crato CEARÁ aluisiocamaleao@gmail.com

    ResponderExcluir