Seguidores

terça-feira, 19 de novembro de 2013

NOTÍCIA DE ANTIGAMENTE



Por Rangel Alves da Costa* 
Rangel Alves da Costa

Do rico e instigante baú do professor Vilder Santos, recebo um recorte de jornal antigo. Antigo mesmo, pois do extinto “Folha da Manhã”, “Órgão independente e noticioso”, publicado em Aracaju a 23 de Julho de 1939 (ano II - núm. 431). Portanto, já se vão 74 anos que o jornal publicava “A explosão d’uma grande dôr”, cujo texto diz:

“Há dias, conforme noticiaram o Correio de Aracaju e Folha da Manhã, um soldado de maus costumes invadiu, alta noite, um lar capelense, com o intuito bestial de forçar uma virgem de 14 anos. Não encontrando-a apunhalou friamente, barbaramente, um seu irmão de 6 anos. Ontem, quando chegava a Capela, para o sumario de culpa o soldado desordeiro, Jaconias de Alves, o pai da mocinha e do menino apunhalado, Emídio José dos Santos, do Corpo de Bombeiros desta Capital, investiu contra o mesmo, apunhalando-o, causando-lhe morte imediata.

A escolta que acompanhava o soldado, segundo informações que tivemos, quis linchar o pai assassino. O Capitão João Lins, que estava presente, e a quem o desvairado pai entregou-se, não consentiu na chacina. Obrou bem, cumpriu o seu dever. Bela atitude daquele oficial da Força Pública. O Júri que diga a última palavra sobre o caso.

O que podemos afirmar é que conhecemos o corpo de jurados de Capela. Ele saberá julgar aquele pai que teve o seu lar infelicitado por um homem indigno da farda que vestia.


Não aplaudimos cenas dessa natureza. Lamentamos a pouca sorte dos contendores, especialmente daquele humilde bombeiro que na explosão da intensa dor que o atormentava, se fez criminoso.

Quem poderá saber como estava o coração daquele pai desde o dia em que fora apunhalado o seu filho de 6 anos?

Já houve quem afirmasse que ‘o coração tem razões, que a razão desconhece’...” 

Ao me deparar com tal recorte, verdadeira relíquia da história jornalística sergipana, logo me vieram à mente diversas e distintas situações. De início, a percepção nas entrelinhas do texto de uma atitude jornalística muito mais compromissada com a notícia relatada do que normalmente se tem nos dias de hoje.

O relato não é frio, não se distancia dos sentimentos do jornalista, não segue as regras formais da mera informação. Pelo contrário, o relato fiel do acontecido - ainda que este tenha sido de desmedida brutalidade - não está à margem da percepção pessoal sobre o mesmo. O jornalista, ao tempo que noticia, deixa compreendida sua opinião e até toma partido diante das circunstâncias.

O título consignado deixa induvidosa a questão do jornalismo engajado, sentimentalmente comprometido. Nos dias de hoje, de desenfreada violência e quase sem espaço para noticiar tanto sangue derramado, jamais um jornal estamparia uma manchete policial com “A explosão d’uma grande dôr”. Friamente estaria visível na primeira página: “Pai mata policial que apunhalou seu filho”. E pronto. 

Os tempos são outros, logicamente. E nesses tempos de insensibilidade não há espaço para romantização da notícia, principalmente quando ela envolve violência. A notícia policial de agora não trilha outro percurso senão o de dizer que houve um crime, as circunstâncias, as consequências e as vítimas. E somente isso, pois não há mais lugar para que o próprio jornalista expresse sua percepção pessoal diante do fato.

Impensável que nesses dias sem culpa, uma notícia policial venha acompanhada de expressões como “Obrou bem, cumpriu o seu dever. Bela atitude daquele oficial da Força Pública. O Júri que diga a última palavra sobre o caso”; “Ele saberá julgar aquele pai que teve o seu lar infelicitado por um homem indigno da farda que vestia”; “Lamentamos a pouca sorte dos contendores, especialmente daquele humilde bombeiro que na explosão da intensa dor que o atormentava, se fez criminoso”; “Quem poderá saber como estava o coração daquele pai desde o dia em que fora apunhalado o seu filho de 6 anos?”.

E, ao final, a citação de uma máxima sentimental, nos moldes shakespearianos, mas que é de Blaise Pascal: O coração tem razões que a razão desconhece. A notícia, pois, vai além da descrição para se tornar numa crônica cotidiana, na narração de uma realidade que envolve o leitor pelos sentimentos entrecortando as palavras. E tudo como a demonstrar que até a violência pode ser informada sem letras de sangue.

Quanto à violência do fato, uma última conclusão. Se naqueles tempos, há mais de setenta anos, já era assim, então quanto voraz foi o seu percurso.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário