Seguidores

sexta-feira, 27 de junho de 2014

SOBRE A FAMOSA SANTIDADE DO JARARACA DIZ A MÍDIA, que é fato:


O jornal Gazeta do Oeste (Mossoró) em 12 de junho de 1994 publicou uma entrevista com o bioquímico, e hoje Assessor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Paulo Medeiros Gastão, onde o Jornal perguntava sobre o fato da devoção hodierna à Jararaca quando muitas pessoas acham que ele obra milagres e a visão do pesquisador, respondeu: 

Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e Antonio Vilela

"A história do milagre se confunde muito com o misticismo, com a conduta cultural de um povo. Jararaca, apenas foi consagrado, por conta de sua bravura. O povo sempre busca o menor para enaltecê-lo. Nós sentimos isso no próprio cemitério, quando o túmulo de Rodolfo Fernandes, não recebe o mesmo número de visitas correspondentes ao túmulo onde está Jararaca".

http://valdecyalves.blogspot.com.br/2011/12/mossoro-expulsou-o-bando-de-lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Antonio Luiz Tavares - o cangaceiro Asa Branca

Só que a população de Mossoró ainda não descobriu que Antonio Luiz Tavares, o cangaceiro Asa Branca era curador, e com suas rezas, fez algumas pessoas ficarem boas das doenças que lhe maltratavam.

No dia 20 de Junho de 2011, em sua residência, no bairro Bom jardim, Mossoró - dona Francisca da Silva Tavares, esposa do cangaceiro Asa Branca, contou a Adryanna Paiva, minha filha, e a mim, como conheceu o "Asa Branca".

No ano de 1954 dona Francisca da Silva Tavares já era casada e mãe de um filho. Mas nesse período ela contraiu uma doença, ficando por alguns meses  sem andar. Procurando recursos para se livrar da maldita doença que ora a perseguia, soube que na região havia um curandeiro, já de idade. Não foi tão difícil, pois dias depois um velho fazia as curas ao pé de sua cama. O tempo foi se passando, finalmente dona Francisca se livrou da maldita e desconhecida doença. 

Francisca da Silva Tavares

Com aquele contato de reza vai, reza vem, os dois findaram  consumidos de paixões, e dona Francisca passou a desejá-lo. E no ano de 1955, resolveu abandonar  o seu marido e um filho de sete meses, fugindo com o curandeiro, cujo destino de apoio, Mossoró.

Mas veja bem leitor, quem era o curador. Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca", que deve ter aprendido as milagrosas rezas com o seu ex-comandante, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. 

Pelo que se ver é que dona Francisca da Silva fez o mesmo papelão que fez a rainha do cangaço, Maria Bonita, quando abandonou o sapateiro José Miguel da Silva, o Zé de Neném, para acompanhar o afamado Lampião.

A única diferença entre as duas, é que Maria Bonita tornou-se cangaceira; e  Dona Francisca jamais participou de cangaço.

Ao fundo está o túmulo do cangaceiro Asa Branca

Não sei porque a população de Mossoró ainda não percebeu que: se Jararaca ´faz milagre, o Asa Branca poderá fazer bem mais, já que ele era rezador. Seu túmulo está colado ao túmulo do cangaceiro Jararaca.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário