Seguidores

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A maior frustração das mulheres do cangaço era quando chegava a hora de se “apartar” de seus filhos recém-nascidos,

Maria Celeste - filha do cangaceiros  Dadá e Corisco

A maior frustração das mulheres do cangaço era quando chegava a hora de se “apartar” de seus filhos recém-nascidos, confiando a guarda, quando tinha sorte ou conhecimento, a uma pessoa bem sucedida ou com alguma posse. 

Dadá falava que tinha cuidado a quem entregar seus filhos. Quando nasceu Maria Celeste em 10 de outubro de 1937, na fazenda Mogiana. Corisco e Dadá escolheram para criação o Coronel Sebastião Medeiros Wanderley, Chefe político de Poços das Trincheiras - AL.


Quem cuidou de Maria Celeste foram duas irmãs solteiras do Coronel Medeiros (moças velhas como se dizia na época)..., e todos sabiam que aquela galeguinha extrovertida era filha de Dadá e Corisco. O clã do Cel Medeiros..., o terceiro, a contar do padre.

Fonte: facebook

Uma imagem inédita de MARIA CELESTE MEDEIROS filha do famoso casal de cangaceiros CORISCO e DADÁ.

Maria Celeste nasceu no dia 10/10/1937 em uma Fazenda chamada Mogiana no estado de Alagoas durante uma perseguição por parte das Forças Policiais ao grupo do Capitão Corisco.


Sílvio Bulhões - filho de Corisco e Dadá

Meus agradecimentos à família do Sr. Sílvio Hermano Bulhões por nos ceder a imagem e em especial à Angélica Bulhões (Bisneta de Corisco), que nos enviou a imagem e nos forneceu as informações necessárias.


Angélica Bulhões - Bisneta de Corisco e Dadá

http://blogdobamberg.blogspot.com.br/2014/01/maria-celeste-medeiros-filha-do-famoso.html

Ilustrado por José Mendes Pereira
Mossoró terra de Santa Luzia
Rio Grande do Norte

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo19:43:00

    É verdade Mendes, a tristeza deveria ser enorme, cada vez que se fazia necessário entregar suas crianças para outras famílias criarem. Aquelas mães não nasceram para terem uma vida de cangaço. Portanto, elas não eram cangaceiras; ESTAVAM cangaceiras. É como alguém que recebe um cargo de confiança: Ele não é chefe, e sim ESTÁ chefe. E duas coisas você pode observar. Primeiro que, mesmo em meio a uma vida aflitiva nas caatingas, elas souberam escolher os pais adotivos para seus filhos. Segundo que, nenhuma mulher que deixou o cangaço (assim como os próprios homens cangaceiros), voltaram a delinquir. Todas e todos retornaram à Sociedade e foram cuidar muito bem das suas famílias.
    Antonio José de Oliveira -Bela Vista - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir