Seguidores

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Memorial de Mossoró

Por José Mendes Pereira

O memorial da resistência de Mossoró conta a história da tentativa de invasão de Lampião, mas não levando sorte, o famoso cangaceiro foi recebido à bala pelo prefeito da cidade Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins, que convocou os homens da sociedade local, e que posteriormente se tornaram heróis. 

Cada pilastra desta tem em média 3,5 mt.

O Memorial da Resistência tem em cada pilastra a foto e a historia de cada banido do grupo de cangaceiros de Lampião, e é bastante visitado pelos turistas que frequentam Mossoró.

Igreja de São Vicente em Mossoró - Os combatentes atiravam no grupo de cangaceiros lá de cima do telhado

Bem próximo  ao memorial está localizada a Igreja de São Vicente de Paulo, local que abrigou uma parte dos resistentes, e lá ainda é capaz de se ver as marcas de balas nas paredes, todas disparadas pelos cangaceiros do rei Lampião. Todos os anos Mossoró faz a representação que é conhecida por: "Chuva de Balas no país de Mossoró". 

Além do memorial e da igreja de São Vicente temos ainda um local que é muito visitado por turistas, mais ainda a praça de convivência, que oferece várias opções de bares e lanchonetes, e todos são muito bem frequentados. Se vier à Mossoró não deixe de conhecer estes locais. 

Nós sabemos que em 1927, quando Lampião tentou invadir Mossoró, ainda não existiam mulheres que faziam parte do grupo de cangaceiros, mas aqui no memorial de Mossoró, aparece Maria Bonita, Neném do Ouro e  Dadá só para melhor definir o cangaço de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo16:44:00

    Amigo Mendes: O meu boa tarde após uma copa perdida.
    Dizem que Lampião afirmava não invadir cidades com mais de uma torre de igreja. Já pensou, quando naquele 1927 existiam três igrejas em sua Mossoró. Não tinha mesmo como ser bem sucedido na sua investida.
    E esta igreja de São Vicente é muito bem trabalhada, sem esquecer que a parte dos fundos é uma verdadeira obra de arte, com parede arredondada em forma de meia-lua , numa outra foto que tenho aqui.
    Pergunto: Você já está CEM POR CENTO em ordem após a cirurgia, ou ainda resta algo a recuperar. E o neto já está andando sem apoio de uma bengala?
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Grande pesquisador Antonio de Oliveira:

    O meu neto/filho já anda normalmente. Também é muito jovem (17) logo foi recuparado.
    Sobre a minha visão noto que não houve nenhuma melhora. Vejo as coisas como antes. Já estou encaminhando a segunda si cirurgia, e já estou com medo que continue do mesmo jeito do outro, isto é sem melhora.
    Quanto à derrota é isso mesmo. Nós queremos mesmo ´ganhar. Mas temos que imaginar que as outras seleções também estão vivas e são capazes.

    Felicidade e paz, amigo Antonio de Oliveira.

    .

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:10:00

    Pois é companheiro Mendes, quando fui submetido a cirurgia de catarata -, um olho de cada vez, foi recuperando aos poucos. Não fiquei com a visão cem por cento, mas melhorou bastante e estagnou, permitindo que, com os novos óculos eu leia relativamente bem. Creio que os óculos que o médico vai indicar, a razoável recuperação chegará.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir