Seguidores

quarta-feira, 9 de julho de 2014

TRISTE BRASIL!!!

Por Rangel Alves da Costa*

A seleção brasileira perdeu, e perdeu feio para a Alemanha. Nada menos que 7 a 1. Foi humilhada, subjugada, escorraçada. Mas quem perdeu mesmo foi o povo brasileiro, a imensa massa de torcedores que ainda tinha no seu selecionado algo bom em que acreditar.

E com a lamentável derrota se foi também a autoestima, a esperança, a crença que eram realmente bons em alguma coisa. E por isso mesmo tanta fé, tanta crença, com promessas e orações a cada nova partida.

Meu Deus, mas o futebol era nossa bacia das almas. O povo deixou de ir às ruas para protestar, deixou de gritar suas iras ao redor dos estádios exatamente porque acreditava na sua seleção. Esta verdadeiramente tornara-se sustentáculo espiritual.

Não é somente uma seleção que é fragorosamente goleada, vergonhosamente derrotada. Não. O futebol se reergue por si mesmo, os cartolas mais tardes estarão dividindo seus lucros, os jogadores saem mais enriquecidos e valorizados do que já eram.


Felipão e sua trupe darão algumas explicações e tudo estará acabado. Ao menos para eles, que logo firmarão contratos milionários. Mas não haverá qualquer tipo de explicação que tenha o dom de convencer o povo que não foi muito mais derrotado que a própria seleção.

O triste placar ficará nos anais da história futebolística como o dia em que aquele que um dia foi tido como o melhor selecionado do mundo, em plena semifinais toma uma lavagem digna do pior time de várzea. Contudo, é a consequência imediata no povo que deve ser considerada.

O povo, o torcedor, aquele que verdadeiramente confiou na sua seleção, agora ficou completamente órfão. Muito além dos choros e lágrimas a cada gol sofrido, muito mais que a tristeza em ver nada dando certo, muito mais que se sentir tão envergonhado e humilhado pela derrota, estará o dia após acordar da tragédia.

Hoje, dia 09 de julho de 2014, será sempre tido como o dia que a grande maioria da população brasileira acordou sem saber como foi dormir, levantou sem compreender nada do acontecido no anoitecer do dia anterior. E ainda estará assustado, espantado, se perguntando o que foi que houve.

E assim porque muito difícil acreditar no que aconteceu com sua seleção. Não só acreditar como compreender se aquilo realmente poderia ter acontecido. E olhar para o lado e avistar a camisa amarela, a bandeira, o adorno da festa de torcedor. Mas, ao ligar o rádio ou a televisão, a triste confirmação.

Como afirmado, nos últimos tempos somente a esperança na seleção para transformar as tristes paisagens da vida, diminuir as aflições e angústias do dia a dia, trazer algum alento aos sentimentos tão combalidos pelos descasos dos políticos e governantes. Continuava sentindo as sombras da triste realidade do país, mas buscava conforto a cada passo vitorioso da seleção. Mas...


Mas agora tudo acabou, agora tudo ruiu, tudo desmoronou. O povo brasileiro saiu dessa derrota para enfrentar reveses ainda piores. E ele sabe que será assim. Sem a ilusão futebolística, sem a fantasia da vitória nos gramados, sabe que terá de retornar à realidade tão injusta e cruel.

Não sei o que os pais daqueles garotinhos da propaganda (“Tenho oito anos e nunca vi o Brasil ser campeão. Quero ver a seleção ser campeã. Brasil joga pra mim. Joga pra mim!”) disseram aos seus pequenos torcedores. Difícil imaginar a desculpa dada. Na verdade, nem mesmo os adultos sabem o que dizer a si mesmos depois do acontecido.

E nunca mais o peito orgulhoso do melhor futebol do mundo, da seleção pentacampeã, de uma história futebolística de fazer inveja aos hermanos. Agora somente uma seleção que enganou a todo mundo e um povo que procura chão para se firmar.

Triste Brasil, triste povo brasileiro. Não bastasse a goleada de desgovernos, de corrupção, de descalabros administrativos, agora tomar uma relepada de 7 a 1. É demais. Ou não, eis que a seleção foi embora e os governantes ficaram.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo09:59:00

    Pois é caro Mendes, estive comentando este texto no blog do amigo Rangel. E AGORA COMPANHEIRO SERÁ QUE O NOSSO QUERIDO BRASIL FICARÁ MELHOR NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA ETC?
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir