Seguidores

domingo, 24 de agosto de 2014

95 anos da igreja de São Vicente de Paula - 21 de Julho de 2014

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em 20 de julho de 1919, num dia de domingo, dava-se a inauguração da igreja de São Vicente de Paula. A ideia da sua construção surgiu em 1915, no seio das confrarias vicentinas, sendo a sua pedra fundamental lançada a 3 de outubro daquele ano, com ato oficiado pelo padre Elesbão Gurgel.

               
O ano de 1915 foi para o nordeste brasileiro, de fome e desgraça. Uma grande seca assolou a região, fazendo com que milhares de sertanejos deixassem seu torrão natal e se aventurassem em busca do litoral. E Mossoró, por já ser naquela época um grande centro comercial, com abrangência não só no Oeste potiguar, mas também em parte da Paraíba e do Ceará, era o lugar almejado por muitos retirantes. E, de repente, a cidade se encheu de gente faminta e maltrapilha, que foram se instalando pelas ruas da cidade. Disse Euclides da Cunha: \"o sertanejo é antes de tudo um forte\". Mas a fome e a sede dissiparam o orgulho daquela pobre gente, transformando-os em múmias humanas, desgraçados sofredores que imploravam pela ajuda alheia, de casa em casa, de loja em loja. Era mister que se oferecesse alguma trabalho para que aquela gente pudesse ganhar o seu sustento dignamente sem se humilhar tanto. E a construção da igreja de São Vicente de Paula foi um alento para muitas famílias de retirantes.

 Raimundo Soares de Brito -  www.wandilsonramalho.com.br

O historiador Raimundo Soares de Brito, em trabalho publicado sobre a igreja de São Vicente, diz que \"os serviços da construção do templo serviram para amenizar o sofrimento das numerosas levas de retirantes que aqui chegavam tangidos pelo flagelo da grande estiagem\". Das mãos fracas de famintos retirantes surgiram os tijolos e a cal que foram usados para erguer o templo. O dinheiro que ganhavam, apesar de pouco, era o que amenizava a fome. O professor Almeida Barreto, em um dos capítulos das suas memórias dizia: \"Aquele templo é uma dádiva de suor, sangue e lágrimas, dos retirantes, de 1915. Merece um poema à memória de um êxodo forçado\". E o próprio professor Barreto faria esse poema, quando apelava: \"Mossoroenses, quando passardes diante da igreja de São Vicente de Paula, prestai o vosso culto, não só ao orago do templo, como aos seus construtores, quase todos desaparecidos. Já, porém, ainda mais rendei o vosso preito àqueles humildes grandes, que fabricaram, de graça, o material para o citado templo\".

Do lançamento da pedra fundamental até a inauguração, foram quase quatro anos de obras. A princípio, seria inaugurada no dia 19 de julho, mas foi adiada para o dia 20 por ser um domingo. As festividades começaram às 7h da manhã com a bênção do templo pelo Ver. Ullyses Maranhão, com a presença dos vicentinos das diversas confrarias desta cidade, de Areia Branca, de São Sebastião (atual Gov. Dix-sept Rosado) e de Upanema. Depois da bênção, foi celebrada uma missa solene, \"acompanhada a órgão por um coro de senhoritas, echoando docente pelas naves do novo templo, que está atestando o viril esforço dos vicentinhos de Mossoró\", segundo descrição do jornal O Nordeste, de 30 de julho de 1919.

A igreja de São Vicente de Paula está ligada também a um fato histórico da cidade. É que em 13 de junho de 1927, quando a cidade de Mossoró foi atacada pelo bando de cangaceiros chefiados por Lampião, o referido templo serviu de trincheira para os defensores da cidade, sendo de sua torre que partiram os tiros que mataram o cangaceiro Colchete e feriram Jararaca, que posteriormente veio a ser justiçado em Mossoró.

Da luta dos flagelados da seca de 1915 para erguer o templo, pouco se comenta. Esse fato a poeira do tempo apagou. Da importância da igreja na defesa da cidade contra os cangaceiros, sim. Esse episódio fez com que a igreja se tornasse um ponto turístico da cidade de Mossoró. Sua imagem ficou associada a esse fato de tal maneira, que não se fala em cangaceiros em Mossoró sem se referir a igreja de São Vicente. Por tudo isso é que a igreja de São Vicente de Paula é considerada um monumento histórico da cidade de Santa Luzia do Mossoró. 

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio decomunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:43:00

    Bela igreja a Igreja de São Vicente das Terras de Mossoró, onde o Rei do Cangaço se atrapalhou naquele 13 de junho de 1927!
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir