Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Estrutura do livro "O Cangaço em Itabaiana Grande", de Robério Santos.


Estrutura do livro "O Cangaço em Itabaiana Grande", de Robério Santos.

1 - O livro começa com uma sobrecapa em xilogravura das fotos que estão na capa oficial, colorizadas digitalmente.

2 - O Prefácio é do amigo e grande pesquisador João De Sousa Lima, um trabalho e tanto.

3 - Mostra em seguida a estrutura do município de Itabaiana Grande no passado, suas datas de emancipações e riquezas de detalhes sobre o Sergipe Antigo.

4 - Temos uma abordagem justificatória sobre os locais que Lampião e seu bando passou em Sergipe de 1929 a 1938.

5 - Memórias do cangaço faz parte do primeiro grande tomo do livro, debatendo dentre meus achados e memórias de parentes meus em relação ao Cangaço na região de Nossa Senhora Aparecida se estendendo até Itabaiana Grande.

6 - Começa a relação entre o Cangaço (desde a revolta dos Curraleiros, passando por Mata Escura no século XIX vindo até 2014 com a morte do irmão de Floro Novais, Chapéu de Couro).

7 - A sessão Colcha de Retalho é a união de matérias e pesquisas que relacionam Itabaiana ao cangaço. Matérias desde 1936 a 2014 retiradas de jornais, pesquisadas diretamente por mim e análises técnicas de fotografias. Além de fotos inéditas do cangaço (são mais de 150 fotos no total no livro, nem todas inéditas, mas em qualidade às vezes nunca vistas).

8 - Comentários de Facebook. No decorrer dos anos venho soltando algumas coisas do livro, isso gerou comentários e depoimentos espontâneos sobre o cangaço na minha região. É um grande mosaico que vem de Joãozinho Veneno e Corisco... Sequestros e relações de Cangaceiros com Itabaiana após o massacre de Angico.

9 - Todas as referências bibliográficas.

10 - Tudo condensado em 500 páginas, capa papel supremo duo, papel do miolo o pólen (amarelado que dá ar de antigo) e a sobrecapa em Couchet. Teorias levantadas, erros corrigidos de décadas de repetições em dezenas de livros.

Os 300 primeiros livros sairão ao preço promocional de R$ 50,00 com frete incluso.

Imagem ilustrativa: Itabaiana Grande por José de Almeida Bispo.

Lançamento: Novembro de 2014

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário