Seguidores

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os velhos professores de Mossoró - Final - 08 de Setembro de 2014

Por Geraldo Maia do Nascimento

A quarta e última fase desse estudo se refere a escola de formação de professores ou ciclo dos professores da Escola Normal de Mossoró – 1922. Os professores dessa fase deixaram seus nomes na história de Mossoró.

Começamos destacando o professor Eliseu Viana. Veio para o Rio Grande do Norte em 1908, matriculando-se na Escola Normal de Natal, onde conquistou o diploma de aluno-mestre, colando o grau de professor a 15 de novembro de 1911. Por ato do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, datada de 18 de dezembro do mesmo ano, foi nomeado professor do Grupo Escolar “Tomás de Araújo”, na cidade de Acari, permanecendo no cargo de diretor até 3 de janeiro de 1914, quando foi transferido para o Grupo Escolar “30 de Setembro”, na cidade de Mossoró. Com a chegada do professor Eliseu Viana a Mossoró, “o Grupo Escolar “30 de setembro” reabriu matrícula para os diversos cursos. Dentro de uma semana, o professor Eliseu teve de encerrá-las. Já havia alunos demais. O velho educandário voltava, assim, ao esplendor de seus primeiros dias e rivalizava, agora, no campo do ensino primário, com o próprio Colégio Diocesano “Santa Luzia”, chamado o Colégio dos Padres, tanto no preparo dos alunos como nas competições esportivas e nas comemorações das datas cívicas”. Foi Eliseu Viana quem criou o Centro Regional de Escoteiros de Mossoró. Entre eles, divulgou o futebol, esporte que começava a se tornar popular. Deixou Mossoró para fixar-se em Natal, onde passou a ocupar as funções de auditor da Polícia Militar do Estado. Depois da revolução de 1930, deixou o Rio Grande do Norte e passou a morar em Minas Gerais.
              
Professor Eufrásio Mário de Oliveira. Foi professor de Francês da Escola Normal de Mossoró, em substituição ao professor Tércio Rosado, que fora transferido para outra disciplina. Esteve na direção da Escola Normal, em 1926, em substituição ao Dr. Agrípio Câmara. Também foi professor do Colégio Diocesano Santa Luzia por vários anos.
               
Professor Antônio Quintela Júnior. Manteve uma aula particular em Mossoró para ensino de rapazes e moças de nível adiantado. Também foi professor de Português na Escola Normal. Era um homem de cultura e ensinava a Língua Portuguesa com muita proficiência.
               
Professor José Fernandes Gurjão. Médico, de tradicional família do Oeste potiguar. Lecionava Geografia e História do Brasil na Escola Normal de Mossoró. Como médico, as suas atividades profissionais ficou assinalada pelo seu espírito de humanidade nos serviços de sua clínica. Nunca se preocupava com o dinheiro dos necessitados. Faleceu em 6 de dezembro de 1927, no Rio de Janeiro.
               
Professor Alfredo Simonetti. Foi uma inteligência persuasiva e forte, clareada pelos privilégios do saber, que cedo se consumiu na árdua e difícil missão do magistério. Foi diretor da Escola Normal e professor de Pedagogia e de Pedologia. Esgotado pelo esforço do trabalho, foi atingido por moléstia pertinaz de que veio a sucumbi a 23 de janeiro de 1939, em Natal. Deixou um exemplo maravilhoso de amor inexcedível ao trabalho fecundo.
               
Professor Mário Negócio de Almeida e Silva. Foi professor da cadeira de Educação Moral e Cívica na Escola Normal de Mossoró. Numa vida atribulada, levou uma vida inteira dedicada ao ensino da mocidade, ao cotidiano das escolas e das classes que enriqueceu com as suas lições.
               
Professor João Marcelino de Oliveira. Era médico. Foi deputado a Assembleia Constituinte do Estado, em 1935. Suas qualidades de professor ficaram comprovadas durante o exercício na cadeira de História do Brasil da Escola Normal. Ensinou também História Natural no Colégio Diocesano. Faleceu em Mossoró a 25 de julho de 1954.
               
Professor Tércio Rosado Maia. Foi professor da Escola Normal e do Ginásio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró, e do Colégio Santa Margarida, no Recife. Lente catedrática da Faculdade de Comércio, da Escola Normal Pinto Júnior, Ateneu Pernambucano, professor privativo do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina, livre docente e catedrático interino do Ginásio Pernambucano, todos na cidade do Recife/PE. Faleceu em Mossoró a 8 de setembro de 1960.
               
Muitos outros professores, ligados a Escola Normal de Mossoró, fazem parte desta lista, como é o caso do professor Solon Moura, do professor Cônego Amâncio Ramalho Cavalcanti, Aprígio Soares da Câmara e Paulo Vieira Nobre. Todos eles deixaram seus legados de dedicação e saber para nossa gente e a Escola Normal foi o nascedouro de toda uma geração de mestres que atuaram no Oeste potiguar. 

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com/#

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário