Seguidores

sábado, 22 de novembro de 2014

SEU LUNGA PARTIU PARA ETERNIDADE


A Família Cariri Cangaço se une à Oração do bom povo do Juazeiro do Norte, de meu Padim Padre Cícero, pela partida de um de nossos mais incríveis conterrâneos, filho do sertão, cidadão do mundo. Partiu "Seu Lunga". Vá em paz e faça a sua festa no céu.

Fonte: facebook
Página: Cangaceiros Cariri.

Foto tirada em 2012 em seu local de trabalho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como Seu Lunga, (CaririaçuCeará18 de agosto de 1927 - Barbalha, Ceará, 22 de novembro de 2014) foi um poeta brasileiro, repentista, vendedor de sucata residente em Juazeiro do Norte, ao qual são atribuídas diversas piadas sobre seu temperamento, criando um personagem do folclore nordestino. Seu Lunga é conhecido pela falta de paciência nas respostas. 2

Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá no município de Caririaçu, e viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré3 Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga. 4 Com 16 anos de idade foi morar no município de Juazeiro do Norte3 Casou em 1951 e tornou-se pai de treze filhos.

Lunga era dono de uma sucata em Juazeiro que vende de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas. É considerado pela população como uma lenda viva. 5

Em 2008 deu entrevista ao jornal O Povo informando que todas histórias contadas em cordéis eram mentiras. Por uma ação judicial os cordelistas da região ficam proibidos de escreverem sobre sua pessoa. 6
Com a explosão das redes sociais, a popularidade de Seu Lunga explodiu nos últimos anos com sites oficiais que lembram das suas clássicas frases, e até com comunidades exclusivas dedicadas a figura do celebre cearense.

Faleceu às 9h30 da manhã do dia 22 de novembro de 2014, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Foi internado três dias antes do falecimento, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou, levando ao falecimento do poeta. Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seu_Lunga
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo14:34:00

    O SEU LUNGA caro Mendes era muito conhecido aqui também nas Terras da Bahia. As minhas condolências aos seus familiares.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir