Seguidores

sábado, 20 de dezembro de 2014

PM PRESTA HOMENAGEM A SETE SOLDADOS MORTOS EM QUEIMADAS

Serão depositadas coroas de flores nos túmulos dos sete policiais militares vitimados | Foto: Blog Portal do Cangaço/Reprodução

Nesta segunda-feira (22), às 10 h, no município de Queimadas, a Polícia Militar irá homenagear sete policiais assassinados em serviço no ano de 1929 pelo bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. 


O objetivo da solenidade é homenagear a memória dos policiais militares que faleceram no exercício de sua missão constitucional, que é proteger a sociedade mesmo com o risco à própria vida.

Na ocasião serão descerradas duas placas: na cadeia pública de Queimadas, local onde ocorreram as mortes, e na sede do pelotão da cidade para homenagear o soldado Aristides Gabriel de Souza que, antes de morrer, desafiou Lampião mesmo cercado pelos cangaceiros.

O evento será finalizado no cemitério da cidade após serem depositadas coroas de flores nos túmulos dos sete policiais militares vitimados, seguido do toque de silêncio. 

Redação Notícias de Santaluz

Adendo: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Este túmulo de um dos policiais mortos pelo grupo de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, precisa urgentemente que uma autoridade municipal, ou mesmo pessoas que dispõem de recursos, e que gostam de proteger a cultura do nosso Nordeste, mande repará-lo, para que não aconteça o seu desaparecimento nas próximas décadas. Ele faz parte da histórias da cidade de Queimadas.

O texto fala que serão depositadas coroas e flores nos túmulos, possivelmente cada soldado foi sepultado em seu próprio túmulo, mas veja que este está um pouco deteriorado, inclusive com uma enorme rachadura em uma das suas paredes. 

Preservar é preciso.

http://www.civalanjos.com/2014/12/pm-presta-homenagem-sete-soldados.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

5 comentários:

  1. Anônimo20:36:00

    Exatamente caro Pesquisador Mendes, enviamos os nossos parabéns à Polícia Militar pela homenagem prestada aos sete policiais que foram assassinados naquele trágico dia na Cidade de Queimadas. Contudo, (se é que o túmulo em destaque, é dos soldados), as autoridades competentes devem executar uma restauração, no mínimo na parede rachada, conforme você observou. O nosso muito obrigado ao blognotíciasdesantaluz e ao blogcivalanjos aqui de Serrinha, além do mendesemendes por reproduzir a informação.
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha da nossa Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:08:00

    Caro Mendes, Cival Anjos e Blognoticiasdesantaluz, não consegui entender a legenda da cruz do túmulo que está em destaque. Portanto, não sei se seria mesmo o túmulo dos soldados assassinados, ou se a foto em destaque não tem nada a ver com a história, e sim, os túmulos são outros.
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  3. Talvez o administrador do blog colocou a foto porque tinha esta no seu arquivo de fotografias.

    ResponderExcluir
  4. Antonio de Oliveira:

    Veja que a legenda que foi colocada abaixo do túmulo fala que as flores serão colocadas nos túmulos, possivelmente não é só um, e sim 7.

    Leia: Serão depositadas coroas de flores nos túmulos dos sete policiais militares vitimados | Foto: Blog Portal do Cangaço/Reprodução

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:20:00

    Com certeza amigo Mendes, o túmulo grande rachado e em destaque, nada tem a ver com OS TÚMULOS DOS SOLDADOS. Ainda bem que os túmulos dos soldados deverão estar em bom estado de conservação.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir