Seguidores

domingo, 1 de fevereiro de 2015

BRINQUEDINHO QUE O CORONEL ZÉ PEREIRA ARRANJOU PARA GUERRA EM PRINCESA

Por José Romero Araújo Cardoso

Esse brinquedinho que o "Coronel" Zé Pereira arranjou para a guerra em Princesa era trabalhada pelo mestre Abílio da metralhadora. É uma metralhadora Lewis inglesa.


Conforme meu querido e estimado amigo Frederico Pernambucano de Mello essa arma está em um quartel do exército em Recife. 

Frederico Pernambucano de Melo

O Capitão João Facó deixou-a na capital pernambucana. Fred reconheceu essa metralhadora depois que enviei para ele exemplar da revista PRINCESA: 1884-1984 - JOSÉ PEREIRA: A CHAMA AINDA ACESA, organizada pelo Dr. Aloysio Pereira Lima.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. A metralhadora Lewis, é uma metralhadora leve. Foi desenhada nos Estados Unidos pelo Coronel Coronel Isaac Newton Lewis em 1912, com base numa patente anterior de Samuel McLean,
    Foi adotada inicialmente pela Bélgica e usada em combate em 1914 (apelidada pelos alemães de a “cascavel belga”). A Fábrica BSA (Birmingham Small Arms ) comprou os direitos de patente ao perceber as vantagens de fabricação (6 Lewis consumiam o mesmo tempo de fabricação de uma única metralhadora pesada Vickers).
    A Lewis foi amplamente usada durante a Primeira Guerra Mundial em trincheiras e carros de combate. Sendo a primeira metralhadora a ser usada em aviões. Teve uso na Inglaterra até a segunda guerra, quando foi substituída pela BREN.
    A arma tinha uma cadência de fogo de cerca de 550 tiros por minuto, pesava 12,5 kg, e possuía um carregador tipo tambor para 47 cartuchos, calibre 303 British (também foi calibrada para o 30-06 americano, e 7,62 Moisin Nagant Russo.
    Causa estranheza como chegou ao Brasil, já que não foi arma utilizada pelas nossas tropas. Provavelmente foi uma importação direta. Não havia um controle rígido de tipos de armas nem de calibres neste período.




    ResponderExcluir