Seguidores

sábado, 14 de março de 2015

MARIA GOMES DE OLIVEIRA A MARIA BONITA, ANTES DE SER CANGACEIRA


Esta foto de Maria Gomes de Oliveira que posteriormente passou a ser Maria Bonita, ou Maria do capitão,  pertence ao acervo do escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima. Mas veja o que fez o profissional Gabriel Ferreira, lá da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia. Restaurou a foto com maior perfeição. Apenas a enviei para o pesquisador Antonio de Oliveira, também lá de Serrinha, e que através deste, o Gabriel fez uma logomarca para um dos meus blogs. Ciente do profissionalismo do Gabriel Ferreira, solicitei a restauração da foto. Dias depois, eu recebi esta foto com muita perfeição, a qual está  à direita desta página.


Eu tenho esta foto (que me foi cedida pelo jornalista Geraldo Maia do Nascimento) do empresário Miguel Faustino do Monte, que viveu no século passado em Mossoró, e que foi empregado do coronel Delmiro Gouveia, e que precisa ser restaurada, mas me falta a coragem de pedir ao pesquisador Antonio de Oliveira, para solicitar ao amigo Gabriel Ferreira uma possível restauração. 

Segundo me informou o jornalista Geraldo Maia do Nascimento que foto do Miguel Faustino, existe apenas esta no seu acervo. Possivelmente se existem outras, ninguém sabe.

Um bisneto do empresário Miguel Faustino,  o Pedro Monte (não tenho o lugar que ele reside no Brasil), certa vez, entrou em contato comigo, através de e-mail, e me informou que a família não tem foto de Miguel Faustino, mas nunca mais ele falou comigo sobre isto.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 comentários:

  1. Anônimo08:25:00

    NA REALIDADE CARO PESQUISADOR MENDES, ESTA É A FOTO MAIS BONITA DE TODA A VIDA DE MARIA BONITA, QUANDO SUA IDENTIFICAÇÃO ERA APENAS MARIA GOMES DE OLIVEIRA, É CLARO - ANTES DO SEU INGRESSO NO CANGAÇO. E, TENHA CERTEZA QUE EU FIQUEI FELIZ EM VOCÊ TER SOLICITADO AO GABRIEL FERREIRA, AQUI DAS TERRAS DE SERRINHA, A RESTAURAÇÃO DA REFERIDA FOTO. SEI QUE SE O GABRIEL NÃO O FIZESSE, O CARO PESQUISADOR RUBENS ANTONIO O FARIA. CONTUDO, AGRADECEMOS A VOCÊ MENDES PELA INICIATIVA, E AO GABRIEL PELO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO.
    MUITO GRATO,
    ANTONIO OLIVEIRA - SERRINHA DESTA NOSSA BAHIA.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:36:00

    Caro amigo Mendes, imprimi como sempre, seu texto; tirei outra cópia para quando o Gabriel aparecer aqui em nossa Bela Vista, passar para ele a sua solicitação sobre a foto do cidadão Miguel Faustino do Monte. É que, depois que o Gabriel passou a trabalhar na GONTIJO em Feira de Santana, pouco vem à nossa Comunidade. Contudo, já dizia meu velho pai, que "quem não morreu, um dia aparece". Deixe ele por aqui aparecer, que convocá-lo-ei para atender ao seu solicitado.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:51:00

    É verdade companheiro Mendes: Não se consegue encontrar foto do empresário MIGUEL FAUSTINO DO MONTE. Procurei pesquisar em vários blogs da Região de Mossoró, Areia Branca etc. e, tudo inútil. Encontramos a bela biografia do referido cidadão, e até fotos dos seus Estabelecimentos, mas não encontramos foto pessoal. Certamente era o ATRASO DOS TEMPOS REMOTOS. Faz me lembrar do meu avô José Francisco de Oliveira, que era tetraneto de Bernardo da Silva - fundador da nossa cidade - Serrinha, e não tive o privilégio de encontrar sua foto no nosso meio familiar. É pena, pois esse velho atraso, prejudica a memória da nossa História.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Solicitei do pesquisador Antonio de Oliveira, e ele entrou em contato com o amigo Gabriel Ferreira, ambos lá de Serrinha, BA, e fez a restauração desta foto do acervo do escritor e pesquisador João de Sousa Lima.

    ResponderExcluir