Seguidores

sábado, 28 de março de 2015

UMA FOTO INÉDITA NO GRUPO. QUEM SÃO? DIÁRIO DE NOTÍCIAS 28 DE JULHO DE 1969

(Trecho do meu livro sobre Volta Seca) Robério Santos

No domingo 24 de julho de 1969, dias antes da data de morte dos 11 de angico, Antônio dos Santos camuflado de "Volta Seca" e Sérgia Ribeiro de “Dadá” chegam por volta das 21:30 para um “julgamento” ao vivo na TV Tupi num programa chamado “Advogado do Diabo”, produzido por Marcos Rey e apresentado por Leopoldo Heitor. A chamada brilhava nos olhos dos leitores do jornal Diário de Notícias.

Leopoldo Heitor: Lampião é inocente.
Batista Linardi: Lampião é culpado.

LAMPIÃO É JULGADO PELA PRIMEIRA VEZ

Um autêntico Tribunal foi montado para julgar Virgulino Ferreira, pela alcunha “Lampião”, sua companheira Maria Bonita e todo o bando que por tanto tempo aterrorizou o Nordeste. Leopoldo Heitor tem argumentos que inocentam os cangaceiros. Batista Linardi diz que pulverizará esses argumentos. Não percam o sensacional julgamento. Presentes “Volta Seca”, ex cangaceiro e inspirado compositor (“Acorda Maria Bonita”), e Dadá, a mulher do temível “Corisco”. 

O ADVOGADO DO DIABO

HOJE, às 22:15
Canal 4 – TV Tupi
Produção de Marcos Rey
Apresentação de Leopoldo Heitor

. Os jornais e emissoras de TV anunciavam aos quatro ventos o grandioso acontecimento. Os dois protagonistas sentam um lado a lado do outro e o programa começa. Após as apresentações, abrem a palavra a Dadá e ela solta.

- Tudo que dizem sobre Lampião é mentira! O capitão era um homem bondoso, um verdadeiro santo!

Volta Seca olha para o lado, discorda de algumas coisas e fala outras.

- Além de mentirem sobre Lampião, mentiram sobre mim. Não nego que participei de combates, mas dizer que matei três em queimadas foi mentira. Dizer que meu corpo era crivado de balas, era mentira. Hoje sou honesto, compus “Acorda Maria Bonita” e ganho minha vida.

- Quem disse que você compôs? Tu mudou a letra apenas e gravou dizendo que era sua. Vou cantar a certa aqui ao vivo pra todo mundo ver.

Dadá solta a voz e canta a música, parecia, mas a letra mudava um pouco. Durante a entrevista, o folclorista Euricledes Formiga defendeu Lampião exibindo fotos do bando. Ele disse que os cangaceiros agiam em defesa dos humildes. Também presente na noite o romancista Paulo Dantas que rebateu os “eufemismos” direcionados aos cangaceiros alegando que eram bandidos como qualquer outro.

A entrevista se tornou um vivo debate. O apresentador Leopoldo Heitor defendeu dizendo que não se pode comparar o cangaço com o banditismo das grandes cidades na época. Salientou que só no sertão existia a máxima “olho por olho, dente por dente”. Programa acabado e durante a semana fortes críticas negativas cairiam sobre o programa, pois alegavam que estavam dando ênfases demais ao banditismo tendo tanta coisa boa a ser focada em 69...

Fonte: facebook

Página: Robério Santos


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário