Seguidores

domingo, 26 de abril de 2015

O DRAMA DA FAMÍLIA CAUAÇU DA CANGACEIRA ANÉSIA CAUAÇU - PARTE I

Por Deoclides de Souza Meira - São Paulo, 1976
Foto do acervo de Regina Garcia Brito

Anésia Meira Sertão, nascida em Boa Nova, BA, em 03/01/1922 (filha de Alfredo Meira Sertão e Elisia de Sá Meira) e Deoclides de Souza Meira, nascido em Boa Nova, BA, em 22/01/1903 (filho de Ambrosio de Souza Meira e Arcina de Souza Meira). Casaram-se em Catingal em 26/11/1944. Ele foi casado em primeiras núpcias com Etelvina Meira Sertão.

Adendo - blogdomendesemendes

Lembrando ao leitor que estas datas acima não se referem à cangaceira Anésia Cauaçu, e sim ao casal Anésia Meira Sertão e Deoclides de Sousa Meira. 

A cangaceira Anésia Cauaçu

Anésia Adelaide Cauaçu, foi uma cangaceira brasileira que viveu na região de Jequié, interior da Bahia, no início do séc. XX.1

Inicialmente, Anésia era uma dona de casa dedicada ao marido e a filha, mas abandonou essa vida para ingressar no cangaço, juntando-se aos seus tios e e irmãos que formavam o temido e afamado bando dos Cauaçus.

https://www.youtube.com/watch?v=6nwsAXveeLQ

Carismática e extremamente bonita, Anésia era o membro mais célebre desse bando pois, além de ter conhecimento de táticas de guerrilha e ter uma mira infalível, ela também jogava capoeira. Um de seus grandes feitos foi de arrancar, com um tiro certeiro, o dedo de um delegado que indicava aos policiais onde deveriam se posicionar, durante um tiroteio no centro de Jequié, a uma distância considerável.

Em 1916, Anésia abandonou o cangaço e foi viver com sua família sob proteção de um fazendeiro que devia favores aos Cauaçus mas, traída pelo mesmo, foi entregue a polícia e nunca mais se teve notícias dela.

O escritor Ivan Estevam Ferreira, no seu livro "A Pedra do Curral Novo",sugere que Anésia pode ter falecido em Jequié e a identifica com uma anciã que morreu no ano de 1987 com 93 anos, que vivia sob os cuidados de pessoas caridosas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A9sia_Caua%C3%A7u

O DRAMA DA FAMÍLIA CAUAÇU DA CANGACEIRA ANÉSIA CAUAÇU - PARTE I

Nota: Este material postado no http://blogdomendesemenedes.blogspot.com foi enviado pelo bisneto de Antonio Cauaçu de nome Mecias Cauaçu. Antonio Cauaçu era irmão da cangaceira Anésia Cauaçu. Mecias Cauaçu mora em Imperatriz, no Estado do Maranhão.















CONTINUA...
Fonte: facebook
Páginas: Mecias Kawassu

Nota: Este material foi enviado por Messias Cauaçu bisneto de Antonio Cauaçu, irmão da cangaceira Anésia Cauaçu. Ele  mora em Imperatriz.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

5 comentários:

  1. Anônimo15:55:00

    Caro Mendes: Gostei no texto escrito manualmente pelo cidadão (tudo indica D.S.M.), acredito que seja Deoclides de Souza Meira, o qual nos oferece informações. Enquanto que, o material foi enviado por um sobrinho-bisneto de Anésia, de nome Messias Cqauaçu. No material que está digitalizado (logo abaixo da foto de um casal), registra-se que ANÉSIA nasceu em 1922. Porém, na escrita manual, os conflitos foram de 1906 a 1920. Também em outras matérias que as tenho arquivadas, ANÉSIA abandonou o cangaço em 1916 após sua prisão e liberdade em seguida.
    Pergunto a você ou a quem lhe enviou o texto: Quem estaria fazendo confusão, se quem informou através o texto digitalizado que fala 1922 o nascimento de ANÉSIA; o texto escrito à mão, que fala do conflito entre 1906 a 1920, ou eu que não estou entendendo nada sobre tais datas.
    A minha preocupação é que o texto vai CONTINUAR......
    Muito grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Grande Antonio de Oliveira:

    Eu também fiquei duvidando do texto e de mim mesmo. Mas depois notei que as datas de nascimento se referem ao casal da foto acima, que a mulher também se chama (Anésia), Anésia Meira Sertão, nascida em Boa Nova, BA, em 03/01/1922 (filha de Alfredo Meira Sertão e Elisia de Sá Meira) e Deoclides de Souza Meira, nascido em Boa Nova, BA, em 22/01/1903 (filho de Ambrosio de Souza Meira e Arcina de Souza Meira). Casaram-se em Catingal em 26/11/1944. Ele foi casado em primeiras núpcias com Etelvina Meira Sertão.
    Você sabe que antigamente, geralmente colocavam os mesmos nomes de alguns familiares em crianças, quase como uma sequência de nome.

    Felicidade e paz.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17:31:00

    Ok caro pesquisador Mendes, quando as dúvidas são prontamente dirimidas, evita polêmicas. Com a sua explicação, pude compreender que a Senhora Anésia Meira Sertão, nascida em 1922, não é a mesma ANÉSIA CAUAÇU. Muito bem, e muito grato por tirar a dúvida tão rapidamente.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  4. Antonio de Oliveira:

    Veja que Anésia o seu nome era (ANÉSIA ADELAIDE...) Eu coloquei um pouco da sua biografia...

    http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2015/04/o-drama-da-familia-cauacu-da-cangaceira.html

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:51:00

    Pois é Mendes, em julho de 2012 - portanto, há quase três anos, você publicou (e, tenho certeza que está lembrado), um excelente texto sobre a jovem-senhora que eu a tenho como a precursora do cangaço feminino: ANÉSIA CAUAÇU, das Terras de Jequié.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir