Seguidores

sábado, 16 de maio de 2015

FAZENDA MARANDUBA - SE


Segundo o escritor, pesquisador e colecionador do cangaço Ivanildo Silveira, em janeiro de 1932, na fazenda Maranduba-SE, Lampião repetiu o fato militar da Serra Grande, em 1926, ao derrotar uma força militar, integrada por famosos combatentes contra o cangaço. 

Na opinião de um militar que contou ao pesquisador, o Tenente Manoel Neto, da força pernambucana, em Maranduba, ele nunca tinha visto tanta bala como viu ali. A intensidade do tiroteio travado entre o bando de Lampião e as forças militares, foi de tal intensidade que no local em que aconteceu o tiroteio, durante vários anos, as árvores e os matos rasteiros não conseguiram recuperar suas folhas. Tudo era preto, como se tivesse passado um grande fogo. As árvores ficaram descascadas de cima abaixo, de balas. Tal como ocorrido em Serra Grande, na data citada acima. 

Lampião preparou uma emboscada com o objetivo de liquidar de uma só vez, todo o efetivo militar. Mais uma vez, a força volante percebeu a competência de Lampião e acreditou que a superioridade que Lampião tinha em homens e armas, seria impossível a força volante continuar o tiroteiro contra o bando de Lampião. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário