Seguidores

domingo, 17 de maio de 2015

LAMPIÃO, SEDUTOR!


O terrível bandoleiro organiza um harém, com infelizes sertanejas roubadas aos maridos e às famílias!!

Desarmado pela Revolução, o interior baiano não pode defender-se do aviltamento e do saque!!!

Recife, 3 (A.B.) – Uma entrevista concedida à “Notícia”, pelo senhor Acelino Barbosa, negociante de miudezas e peles, no sertão da Bahia, reproduz interessantes relatos sobre Lampião e o seu bando.

Segundo o comerciante baiano, Lampião, desde algum tempo, criou para si um harém em meio das caatingas baianas. À frente dos bandidos, o famoso salteador invadia e assaltava casas de famílias sertanejas, para fazer a sua escolha de mulheres. Nada menos de 17 favoritas já estão agora reunidas no harém de Lampião – mulheres casadas roubadas aos maridos e moças solteiras raptadas e transformadas em amantes do grande bandoleiro. Toda essa sociedade feminina viveria, segundo o narrador, em inacreditáveis condições de luxo, todas ornadas de joias e vestidas de tecidos preciosos.

Contou o senhor Acelino Barbosa que os sertanejos Luiz Pereira, residente em Salgadinho e Benício Moreira, de Brejo do Burgo, tiveram de entregar suas filhas, jovens graciosas e bem educadas, que partiram em pranto na companhia da horda sinistra. Outras moças sertanejas da região percorrida pelos bandidos estariam condenadas a destino análogo.

O total dos bandidos que atualmente formam o bando de Lampião, são ao todo 57. Vivem eles ordinariamente internados na caatinga. Os proprietários do sertão baiano nenhuma resistência podem opor a um ataque inesperado. Assim, Lampião continua agindo livremente, roubado, dilapidando, matando, sem receio de punição. As localidades da região acham-se mais ou menos desguarnecidas. Em Santo Antônio da Glória, por exemplo, os cinco únicos soldados que existem são pagos pelo comércio local.

O senhor Acelino Barbosa pôs em relevo, ainda, outros aspectos da situação criada pela terrível horda nos sertões do nordeste baiano. Acrescentou que voltava para a Bahia, levando uma grande esperança, por ter sabido que a polícia pernambucana vai tentar uma perseguição sistemática a Lampião e aos seus homens, estando anunciada a partida dentro de alguns dias, de cem homens armados, sob o comando do tenente Higino Manoel Neto.

Transcrição de O GLOBO de 03/08/1931

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinho‎Cangaçofilia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário