Seguidores

sábado, 9 de maio de 2015

PROFESSOR HONÓRIO DE MEDEIROS


O prof. Honório de Medeiros, o tive como aluno na UFRN. Brilhante. Depois fomos colegas docentes na Universidade Potiguar. Estudioso do fenômeno do cangaço. Empreendeu uma garimpagem hercúlea para traçar o perfil do bandido Massilon. Que aliás, permeava com suas ações de rapina na Serra de Luiz Gomes e adjacências, oeste Potiguar, terra também do Prof. Honório. Embora tenha participado da invasão da Urbe mossoroense no ano de 1.927. 

Massilon

Não podemos atribuir a ele, a condição de cangaceiro na expressão da palavra. Está mais para um típico matador de aluguel, pistoleiro, que eventualmente participou do bando de Lampião. Tanto é assim definido, que não está na galeria do cangaço potiguar. 


A exemplo do que foi Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico da Serra do Cajueiro, na jurisdição do Município de Patu (RN), cuja gesta teve evidência no terceiro quartel do Sec. XIX, (l874-l879), e fez história distribuindo cereais na grande seca de l877,l878 e l879, entre os famintos dos sertões potiguares. 

O cangaceiro Sinhô Pereira

A exemplo do que representou Senhor Pereira, da vila de São Francisco, quando foi escolhido pela família para defender a honra dos Pereira, frente aos Carvalhos. Tanto é uma máxima essa referência que faço aos dois últimos, que efetivamente são considerados pela literatura como típicos exemplos de cangaceiros "à lá Robin Hood, ou cangaceiros mansos.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Caro e querido amigo e ex-Professor, não sei como lhe agradecer a generosidade de suas palavras, as quais credito a sua bondade natural.

    ResponderExcluir