Seguidores

domingo, 23 de agosto de 2015

MANUEL LEITE O CANGACEIRO PINGA FOGO

Por José Tavares De Araujo Neto

Este senhor à direita chama-se Manuel Leite, cangaceiro Pinga Fogo, irmão de Massilon, foi o responsável para cuidar dos reféns, quando do ataque à Mossoró.

Em suas anotações Antonio Gurgel registrou que foi muito bem cuidado por ele, classificou-o como uma pessoa muito atenciosa. Pinga Fogo teve uma vida meterora no cangaço. 

Ele entrou quando o grupo passava pela Paraíba, (Nas proximidades de Santa Helena) e abandonou o cangaço pouco após o fracassado ataque à cidade potiguar, quando fugiu junto com o irmão para a cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão, onde constituiu família de 10 filhos.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo17:09:00

    Este Pinga Fogo caro Mendes, foi muito SORTISTA. Tudo indica que nem chegou a brigar. Veja a função dele: cuidar dos aprisionados pelo bando, e depois da frustrada invasão, foi caindo fora.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:58:00

    E veja também Mendes, como era bem organizado o "trabalho" de Lampião: Havia um cangaceiro encarregado de cuidar dos reféns. Certamente para evitar possíveis fugas.
    Se fossem dadas oportunidades ao menino Virgolino, ele com certeza alcançaria posição elevada na Sociedade - talvez um grande comandante militar, e não um comandante de bandidos como aconteceu.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir