Seguidores

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PEDRA MÓ NO MUSEU DO SERTÃO - MOSSORÓ-RN

Por Benedito Vasconcelos Maia

Uma das mais curiosas e bonitas peças do acervo do Museu do Sertão da Fazenda Rancho Verde, de Mossoró-RN é a PEDRA MÓ. É uma bonita pedra de granito róseo não lapidado, muito bem trabalhada, que fazia parte do Moinho Manual de Pedra, que foi usado pelo povo antigo da Palestina. A Bíblia faz várias referências a Pedra Mó. No Brasil, este modelo de moinho manual de pedra foi utilizado no passado de Norte a Sul do País, até as primeiras décadas do Século XX. Era formado por duas pedras circulares: a Mó Superior, que girava horizontalmente sobre a Mó Inferior, para esmagar grãos de cereais e produzir o xerém ou a farinha.

A Pedra Mó Superior (foto acima) é vazada no centro. Na parte de cima, o vazamento é de formato circular, onde são despejados os grãos para ser moídos. Na parte de baixo desta pedra, o vazamento corresponde ao encaixe triangular da manivela, que vai tanger manualmente a Mó Superior. Na superfície inferior desta mó, existem também, as ranhuras em baixo relevo, por onde escoa a farinha. Ela possui em torno de um metro de raio e 27 centímetros de largura e pesa cerca de 200 quilogramas. 


Ela foi encontrada em uma fazenda localizada no município de Mossoró, porém ela deve ter sido trazida de outra região, já que na Chapada do Apodi (região sedimentar), onde Mossoró está localizada, não existe granito na superfície e sim calcário. Em Mossoró o embasamento cristalino encontra-se na profundidade de cerca de mil metros.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário