Seguidores

domingo, 4 de outubro de 2015

O MUNDO ESTRANHO DOS CANGACEIROS


Terceira edição do livro “O Mundo Estranho dos Cangaceiros”, editado pela Assembleia Legislativa da Bahia, será lançada no dia 7 de outubro, no IGHB, com distribuição gratuita

No dia 7 de outubro, às 16h30, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado/Programa Fundo de Cultura) vai sediar o lançamento da terceira edição do livro O MUNDO ESTRANHO DOS CANGACEIROS, de Estácio e Lima, editado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Na oportunidade, o médico Lamartine de Andrade Lima fará palestra sobre o tema “A obra do Professor Estácio de Lima”.

O professor doutor Estácio Luiz Valente de Lima nasceu no dia 11 de junho de 1897, na cidade de Marechal Deodoro, estado de Alagoas. Chegou a Salvador em 1916, para permanecer durante toda a sua vida. Médico legista, professor de Medicina Legal, escritor e cidadão honorário da Bahia. Foi presidente da Academia de Letras e da Academia de Medicina. Escritor, publicou livros, teses e ensaios sobre Medicina Legal, Antropologia, Sexologia, Deontologia Médica, Bioética e Folclore. De sua extensa bibliografia constam 22 obras. Faleceu na capital baiana, no dia 29 de maio de 1984, com 86 anos de idade.

O autor foi presidente do Conselho Penitenciário da Bahia e entrevistou prisioneiros que integraram bandos de cangaceiros. O livro reproduz as entrevistas e guarda as reflexões do doutor Estácio de Lima sobre os personagens e o movimento de que participaram.

A professora Maria Thereza Pacheco, que prefaciou a segunda edição da obra, em 2006 (ALB), destaca a importância do livro e do autor. “Estácio de Lima, pioneiro no estudo multifário do Cangaceirismo no Brasil, fez aparecer pela primeira vez suas observações após longas e minuciosas perquirições sobre a visão do problema, estudando, em primeiro lugar, o MEIO, seguindo-se a interessante persecução do estudo do HOMEM, da MULHER, da CRIANÇA. Não se trata, apenas, de uma história ou estudo, ou registro de fatos passados em simples ou mesmo complicada narrativa, informações de fulano ou sicrano, mas, sim, resultado de constantes buscas de dados importantes, o recolhimento das publicações a respeito, mas, sobretudo, a palavra que é a lídima tradução do pensamento da pessoa humana. A voz do cangaceiro foi ouvida, seguida, anotada, repetida, vasculhada, confirmada por todo o grupo!”, defende Pacheco. 

O livro será distribuído GRATUITAMENTE no dia do lançamento.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Mundo Estranho dos Cangaceiros”
Palestra do médico Lamartine Lima 
“A obra do Professor Estácio de Lima”
7 de outubro de 2015, às 16h30
Pantheon do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43
71 3329 4463/3663

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário