Seguidores

terça-feira, 3 de novembro de 2015

ALISTAMENTO DE ZÉ SATURNINO NA FORÇA PÚBLICA


Depois do ataque de Lampião à fazenda Serra Vermelha, do major João Nogueira, ficou Zé Saturnino imaginando o que poderia fazer o Rei do Cangaço com toda a sua afoiteza, acima de tudo pela ilusão de ser portador de uma patente de capitão recebida de padre Cícero. Em razão desse acontecimento e de outros ocorridos anteriormente, José Saturnino, em 7 de agosto de 1926, procurou o prefeito de Serra Talhada, o Sr. João Alves de Barros, conhecido por João Lucas, e manifestou o seu interesse em sentar praça na Força Pública de Pernambuco, juntamente com seus companheiros. Em 9 de agosto de 1926, o prefeito de Serra Talhada enviou o telegrama ao Exmo Governador de Pernambuco e ao Coronel João Nunes, comandante Geral das volantes. O pedido do prefeito foi atendido e José Saturnino e nove de seus companheiros ingressaram na Força Pública de Pernambuco em 16 de agosto de 1926, como voluntários comissionados no posto de soldado.

Telegrama do prefeito de Vila Bela, hoje Serra Talhada, para o Governador do Estado e para o Coronel João Nunes. Transcrição (grafia da época).

“Exmo Governador e Coronel João Nunes

Recife
Meu primo José Saturnino depois ataque fazenda sogro João Nogueira receozo agressão Lampião de quem é inimigo, quer sentar praça com seis companheiros como voluntarios fim perseguir grupo bandidos. Pede lhe seja entregue determinado numero de soldados agir conta propria, despensando qualquer recompensa se nada fizer.

Sendo ele subdelegado da repartição conheces; penso ser aproveitavel comissional-o sargento visto estar desposto desenvolver perseguição sem descanço, mesmo como soldado com qualquer oficial se de outro modo não possível. Grupo de Lampião aumenta assustadoramente, propala quer completar 300 homens, isto produz verdadeiro pânico população, fai-se necessário serias providencias.

Saudações
João Alves – Prefeito”.
Do Livro: Pegadas de um Sertanejo – Vida e memória de José Saturnino
De: Antônio Neto e José Alves Sobrinho

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário