Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

LAMPIÃO E CONSELHEIRO NO RASO DA CATARINA


O Raso da Catarina abriga uma reserva ecológica, o local foi abrigo para Lampião.

Pouca gente sabe disso, mas Lampião, o famoso capitão Virgolino Ferreira, também conhecido como o "Rei do Cangaço", viveu no Raso da Catarina um pedaço de sua história.


Segundo os guias da região, Dadá, a viúva do cangaceiro Corisco, braço direito de Lampião, teria revelado antes de morrer que Lampião enterrou por ali muitas armas e tesouros.

Os cangaceiros Dadá e Corisco

A região do Raso da Catarina situa-se na porção mais seca do território baiano, classificada como zona de transição entre os climas árido e semiárido, onde as temperaturas variam dos 15 aos 43 graus centígrados. São cinco mil quilômetros quadrados de área, delimitada pelos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé e por muitas rochas e cânions que, esculpidos pela ação do tempo e da erosão, formam imensos obeliscos.

http://trilhasetrilhas.com.br/site/expedicao-paulo-afonso-raso-da-catarina-xingo-e-foz-do-rio-sao-francisco-baseal

Desde 1983, o Raso da Catarina abriga uma reserva ecológica que é administrada pelo Ibama. Mas, muito antes disso, o local serviu de abrigo para o bando de Lampião, o Rei do Cangaço. Habilidoso estrategista, Lampião recorreu ao Raso para escapar das volantes, a polícia que caçava cangaceiros.

 Bando de cangaceiros da Empresa de Cangaceiros Lampiônica Cia.

Os fatos históricos da região são marcados por revoltas sangrentas com grandes personagens da vida nordestina. Além de Lampião e seu bando, a região ficou marcada pelos conflitos de Canudos, com Antônio, o Conselheiro, pregador religioso que com sua filosofia reuniu uma população de sertanejos sofridos, gerando no regime republicano da época uma perigosa resistência ao governo, o que resultou no confronto entre soldados e conselheiristas.


A consequência desse confronto foi uma carnificina que marcou a história do Brasil, com a morte de, aproximadamente, trinta mil pessoas, entre os anos de 1893 e 1897. 


Hoje, o açude de Cocorobó submergiu grande parte das relíquias dessa época.

http://bahia.com.br/roteiros/lampiao-e-conselheiro-no-raso-da-catarina/

http://meumundojosemendespereira.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário