Seguidores

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROMOVE COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES ÉTNICAS NO NORDESTE


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promovem na cidade de Mossoró o 7º Colóquio sobre Questões Éticas no Nordeste Brasileiros, que tem como tema central “(Re)produção e Expressão de Preconceitos e Discriminação Étnico-Racial nos Meios Midiáticos.” O evento teve a sua abertura na noite da segunda-feira (07/12) com as palestras do Prof. Emanuel Freitas (UFERSA) e Prof. Pedro Henrique Filgueira (UFRN), que dissertaram sobre o tema principal para a plateia no auditório da FAFIC, Campus Central.

A Profa. Ana Maria Moraes, uma das coordenadoras do evento, disse que essa discussão sobre a temática do preconceito racial já vem sendo discutida há alguns anos, tendo em vista que esta é a sétima edição do colóquio promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, que envolve a questão de preconceito já teve algum avanço no Brasil. Ana Moraes disse que a atual edição vem discutindo a questão da produção e reprodução das questões do preconceito na mídia.

Segundo a professora, a presença do negro na mídia, especialmente na televisão, apresenta sempre a sua subalternidade na representação de motorista, porteiros, garçons, empregadas do lar e outros papéis sociais sempre sem a importância do protagonismo. Ela disse que o combate ao preconceito reproduzido através de subterfúgios deve ser combatido nas discussões de forma clara e aberta na educação e falou da Lei 10.639/03, que institucionalizou o estudo da cultura ético-racial, bem como a história da África, que até o momento foi totalmente implementada.

Ana Moraes disse que o Brasil passa por uma onda de conservadorismo muito grande que está impondo retrocessos e citou o exemplo de Mossoró, que chegou ao absurdo de proibir as questões de gêneros nas salas de aula através da aprovação de uma lei na Câmara Municipal. Ela disse que em outras cidades estão sendo reproduzidas as expressões colocadas no Plano Nacional de Educação, que apenas se limitou a falar em estudos das diversidades.

Programação – O Colóquio apresenta em sua programação para a terça-feira a realização de minicursos nos turnos matutino e vespertino e à noite, a partir das 19 horas, uma oficina de turbante, que tem como objetivo incentivar as questões culturais e de costumes da cultura afro-brasileira. Na quarta-feira pela manhã, acontecerá a continuação de minicurso e, às 10 horas, a Mesa Dialogada sobre o tema “Multiculturalismo e identidade: desafios e perspectivas para repensar a cultura escolar”, com os professores Ady Canário e Luiz Gomes da Silva Filho (UFERSA) e Maria do Socorro dos Santos (UERN), sob a coordenação da Profa. Eliane Anselmo da Silva (UERN).

No turno noturno, acontecerá a mesa de encerramento sob o tema “A questão indígena no Nordeste Brasileiro e a relação conflituosa com a mídia”, que terá como coordenador o Prof. Elcimar Dantas Pereira (UERN) e como debatedores o professor da UERN, Lemuel Rodrigues da Silva, e a jornalista Izaíra Thalita da Silva Lima e o representante da Comunidade Indígena do Catu, Luiz Katu.

Foto: Ivanaldo Xavier

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero de Araújo Cardoso

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário