Seguidores

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O CANGACEIRO MANOEL VICTOR

Por Renato Márcio Cardoso
Nesta foto vê-se o seu cadáver amarrado nas grades da cadeia de Tacaratu, ladeado pelos seus executores.

Com certeza, o assunto cangaço e uma inesgotável fonte de pesquisa, descobri recentemente em minhas pesquisas um personagem interessante do cangaço, e quero passar para vocês, a história do cangaceiro Manuel Vitor. Esse cangaceiro nascido em 1899, abandonou um comércio próspero e promissor em Tacaratu, município de Pernambuco em 1926, devido a intriga familiar (tal qual Lampião), com uma família poderosa de Tacaratu, a família Faceiro, forma um bando com seus três irmãos e alguns cabras de confiança, e passa a perseguir essa família, que por sua vez procura Lampiao, pois essa família tinha parentesco com Antônio da Gia, que era um dos seus principais coiteiros.

Lampião invade Tacaratu e consegue matar um dos irmãos de Manuel Vitor, e fere outro, pondo o resto do bando em fuga.

A fuga de Lampião para a Bahia, Manoel Vitor volta a perseguir a família Faceiro, e aterrorizar a região de Tacaratu, e o sertão de Alagoas, vindo a falecer em combate a 2 de julho de 1937, pela volante do tenente Arlindo Rocha.

Mas o mais interessante mesmo desse cangaceiro é que ele era considerado o único cangaceiro comunista. Ele tinha se filiado ao partido comunista em 1934..., era um comunista ativo, participava de reuniões, e até foi convidado a participar da intentona comunista de 1935 (revolução comunista comandada por Luís Carlos Prestes que visava derrubar o governo de Getúlio Vargas), só não o aceitou porque, achava que o partido não tinha condições de dar o golpe, o que ele acertou em cheio... 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário