Seguidores

domingo, 28 de fevereiro de 2016

DEPOIMENTO do ex-cangaceiro “VINTE E CINCO“

Fotos: Google


DEPOIMENTO do ex-cangaceiro “VINTE E CINCO“ ao Jornal A NOITE/RJ, Edição..., 14-11-1938, quando o mesmo, se encontrava preso, em Maceió, logo após as ENTREGAS...

Chama-se JOSÉ ALVES DE MATOS. Moreno escuro, quase preto, cabelos ruins, estatura regular. Usa óculos por vaidade. É filho de José Alves de Matos, já falecido, e de Marisa Matos. Nasceu em Cuité-Bahia. Tem 03 anos de cangaço.

Disse que ingressou no grupo de “Corisco“, passando depois para o de Pancada, até que se “entregou“. Já se bateu diversas vezes com as forças armadas, saindo sempre sem ferimento.

Afirma, ele: 

“ - Gostei muito da vida caatinga. Sei que não me acostumo na cidade. Quando o “Capitão/Lampião“ era vivo, a vida era outra. Agora, não. Nem o diabo aguenta. Tudo agora é difícil, até os coiteiros não querem mais ser. A munição da gente, era fornecida pelo “Capitão“, embora a gente pagasse quando fazia um saque. No saque o produto era para todos, mas o “Capitão“ era mais sabido e embrulhava a gente".

Falando sobre “Corisco“ disse que ele é meio covarde:

" - Não acredito, disse-nos, que Corisco se entregue. Aquilo é homem danado de teimoso. Ele será preso porque gosta muito de “pinga“. A DADÁ é uma cobra assanhada. Quando ele se embebeda ela mete-lhe o “cacete“. 

O cangaceiro de alcunha VINTE E CINCO é tio de Santa Cruz.

0BS: A acunha “VINTE E CINCO“ foi porque ele entrou no bando de cangaceiros no dia 25 de dezembro..., (adendo por: Volta Seca)

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http:/blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário