Seguidores

sábado, 19 de março de 2016

O JORNALISTA NONNATO MASSON, POR INTERMÉDIO DA REVISTA FATOS E FOTOS, PUBLICOU SÉRIE DE OITO REPORTAGENS, SOBRE LAMPIÃO.


Entre os meses de outubro e dezembro de 1962, o jornalista Nonnato Masson, por intermédio da Revista Fatos e Fotos, publicou série de oito reportagens, sobre Lampião. 



Há mais de dois anos que eu procurava, tais periódicos, pois até então, eu só havia conseguido três exemplares, que aliás, já postara em grupos de estudo sobre o cangaço. Entretanto, a novidade é que consegui, adquirir as cinco edições, que faltavam para completar a série, o que me deixou muito satisfeito, não porque, as matérias, não apresentam erros históricos e conceituais em alguns momentos, como tantas outras os fazem, mas por configurar em razoável documentos jornalísticos, que apontam os discursos sobre o cangaço, que circularam na década de 1960.



Por questão de logística e também porque sou indisciplinado, farei as postagem da matéria, do fim para o início, na medida em que, tal procedimento, não compromete o material jornalístico, pois embora o autor siga uma ordem cronológica, da vida de Lampião, estas são independentes entre si. Além disso, postarei uma por dia, com breve relato sobre o assunto do dia.



Assim, na última parte da matéria, publicada em 08.12.1962 (Parte 8), Masson, sustentou a tese do envenenamento, para justificar o episódio de Angico, além dos acontecimentos que ocorreram, logo após a madrugada de 28 de julho de 1938. Desejo a todos boa leitura, e que o texto consiga problematizar o cangaço lampiônico.


Fonte: facebook

Página: Geziel Moura


Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=609262515897641&set=pcb.605287669635353&type=3&theater



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário