Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2016

BENJAMIN ABRAÃO RESPONSÁVEL PELAS FOTOS DE lAMPIÃO


A maior parte das fotos de cangaceiros incluindo Lampião e Maria Bonita foi feita por Benjamin Abrahão Botto sírio/libanês migrou para o Brasil em 1915, fugindo da guerra.  

Aqui no Brasil tornou-se mascate de tecidos e miudezas, e posteriormente passou a ser secretário do Padre Cícero Romão Batista.

Em uma das viagens feitas por Virgulino Ferreira da Silva ao Ceará/Juazeiro do Norte, na finalidade de falar com o Padre Cícero Romão Batista, Benjamim Abraão conheceu o assecla em 1926. 

Depois da morte de Padre Cícero, Abrahão teve permissão para acompanhar o bando na caatinga e realizar as imagens que o imortalizaram. Para esta realização de fotos teve a parceria do cearense Ademar Bezerra de Albuquerque, que era proprietário da ABAFILM, que, além de emprestar os equipamentos, ensinou o fotógrafo seu uso.

Benjamin Abrahão teve o desprazer de ver os seus trabalhos apreendidos pela ditadura de Getúlio Vargas, que nele viu um opositor ao regime. 

Benjamin Abrão morreu em 1938 esfaqueado com um total de quarenta e duas facadas), crime nunca esclarecido. Acredita-se que tenha sido um crime político, possivelmente a mando de poderosos políticos.

Abaixo, o texto do próprio Lampião, valorizando a autenticidade das fotos feitas pelo Abrahão Botto (A grafia é original).

Illmo Sr. Benjamim Abrahão

Saudações

Venho lhi afirmar que foi a primeira peçoa que conceguiu filmar eu com todos os meus peçoal cangaceiros, filmando assim todos us muvimento da noça vida nas catingas dus sertões nordestinos.

Outra peçoa não conciguiu nem conciguirá nem mesmo eu consintirei mais.

Sem mais do amigo

Capm Virgulino Ferreira da Silva

Vulgo Capm Lampião

htttp://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário