Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O ELEITOR VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA


Naquele tempo, votava-se naquele que o ‘coronel’ mandava.

O ‘coronel’, símbolo do poder regional, ditava como deveriam proceder os seus candidatos e eleitores.

Virgolino Ferreira da Silva, um jovem cheio de vida, que tocava sanfona, pegava boi no mato, ia a vaquejadas, trabalhava como artesão, tomava banho nos poços dos rios daquela ribeira, dançava forró... Enfim, fazia tudo aquilo que todo jovem, naquela época, e naquela idade fazia.

Trabalhava na roça, pastoreava animais. Comprava e vendia mercadorias. Profissionalizando-se como almocreve, profissão herdada do pai, José Ferreira.

Era comum, os filhos dos roceiros, humildes sertanejos a mercê das ordens dos poderosos, terem suas idades alteradas para poderem votar em determinado candidato, indicado pelo ‘coronel’ da localidade.


Os irmão Antônio, Livino e Virgolino também fizeram parte dessa manobra eleitoreira, e retiraram seus títulos de eleitores em 1915, todos de uma só vez.

Segundo historiadores, Antônio Ferreira da Silva nasceu em 1895, portanto, contava com 20 anos em 1915; Livino Ferreira da Silva, nasce em 1896, em 1915 estava com 19 anos de idade, e por fim, em 1898, vem ao mundo Virgolino Ferreira da Silva, contando, em 1915, com apenas 17 anos de idade.

Lembramos aqui aos amigos, que a idade, por Lei estipulada, para tornar-se eleitor era 21 anos.

Nesses idos tempos, “Metódio Godoy foi quem articulou tudo para garantir esses votos. Votaram, esse ano, no Partido Borbista, que tinha à frente o oposicionista candidato a governo do estado, Manoel Borba, que Mário Lira e os Godoy tinham a predileção. Os Carvalhos estavam em cima e apoiavam o candidato à reeleição para governador, Dantas Barreto, contando com todo apoio dos Nogueiras e Saturnino”. (cabrasdelampiao.com)

No ano seguinte, os Ferreira votaram em Mário Lira, Mário Alves Pereira Lira, que mesmo sendo natural da Capital pernambucana, casa-se com uma filha de Vila Bela, pertente a família Carvalho, tornando-se Prefeito da cidade, Vila Bela, hoje, Serra Talhada, PE, exercendo o seu mandato de 1916 à 1920. E 1916, é o ano em que inicia-se as rixas entre Virgolino Ferreira e Zé Saturnino.

A coisa deu-se uma boa ‘misturada’, e citam alguns pesquisadores que os Ferreira foram eleitores de Ildefonso Ferraz. Esse fato é aceito quando vemos, na história, o acordo promovido pelo então coronel Cornélio Ferraz, chefe político local, entre os Ferreira e Zé Saturnino, onde os Ferreira tiveram que irem para o sítio Poço do Negro.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: Ofício das Espingardas
  
Fonte blog Ct.
Foto 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário