Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2016

UM TRIBUTO MERECIDO

Por Antonio José de Oliveira
Antonio Oliveira posicionado numa gruta construída há mais de 160 anos (portanto, não é uma obra natural), na Serra de São Caetano, gruta essa, que chamamos de banheiro de José Joaquim, uma vez que, segundo a tradição, foi construída pelo Capitão-do-mato José Joaquim por volta do meado do século 19, ou pelos escravos que provavelmente formaram um quilombo nesta nossa serra, nas proximidades do Povoado Bela Vista, Município de Serrinha-Bahia.

Há seis anos venho realizando pesquisa subordinada ao tema CANGAÇO e, paulatinamente elaborando um trabalho que (assim como outros autores), revele os fatores que levaram tão grande quantidade dos nossos jovens sertanejos ao ingresso nas fileiras de uma vida tão sofrida: a vida cangaceira.

Grandes contribuições tenho recebido em termos de informações nossos livros de renomados autores e nos blogs dos companheiros que se dedicam ao assunto. Não devo revelar seus nomes para evitar cometer injustiça logo que são tantos e a minha mente de setenta e dois anos não me oferece uma perfeita lembrança de todos os nomes. Contudo, pedindo permissão aos demais companheiros, quero prestar um tributo ao Professor e Pesquisador Potiguar JOSÉ MENDES PEREIRA da Cidade de Mossoró pela sua dedicada atuação na área da pesquisa, em especial sobre o fenômeno cangaço.

São milhares de páginas que venho encadernando durante os anos e, protelando a continuação da elaboração do meu modesto trabalho devido a tamanha amplitude do tema a que me proponho a realizar, cujo título será O CANGAÇO A SER ANALISADO À LUZ DA SOCIOLOGIA E DA PSICOLOGIA. E, grande parte da pesquisa, devo ao mestre José Mendes que, com a sua dedicação e amor pela História, publica diariamente em seus blogs as matérias dos renomados autores. Assim, vou me aproveitando da boa vontade do amigo Mendes (como também de outros), e encadernando tais textos para facilitar meu trabalho.


Porém, nenhum trabalho da sua pesquisa, foi tão proveitoso e de tão grande importância como uma lista compilada e muito bem organizada por datas, desde 1655, com Zumbi dos Palmares, até o ano em curso (2016), que esta semana chegou às nossas mãos. Uma lista de 85 páginas em tamanho da letra DEZ, numa organização que jamais eu teria paciência para fazê-la. Portanto, os meus sinceros parabéns e agradecimentos ao colega de pesquisa: JOSÉ MENDES PEREIRA das Terras de Mossoró. Que DEUS continue lhe proporcionando saúde, paz e muita concentração na preservação da História do Nordeste e, por extensão, do BRASIL.

Antonio José de Oliveira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário