Seguidores

sábado, 16 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016 DA SBEC – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO

Por Sálvio Siqueira
João de Sousa Lima na Casa Museu Maria Bonita - Projeto do pesquisador.

O egipciense/pauloafonsino João De Sousa Lima, lança sua candidatura à Presidência da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

João de Sousa Lima Nasceu em São José do Egito, cidade localizada no Pajeú pernambucano.

Logo cedo, novinho ainda, João é levado para cidade baiana de Paulo Afonso. Lá, João dá prosseguimento aos estudos...

João de Sousa Lima com o ex-cangaceiro Vinte e Cinco

Interessa-se pelos caminhos tortuosos e misteriosos da saga sangrenta do cangaço. Começando, desde cedo, há entrevistar, pesquisar e, principalmente, conviver com remanescentes da história do tema referido.

João de Sousa Lima com Gonçalo: sobrevivente da chacina do Craunã

Sendo um poeta nato, natural da terra da poesia, coloca o conteúdo de suas pesquisas nas páginas de vários livros sobre o Cangaço como, por exemplo, A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, Moreno e Durvinha, Lampião – O Cangaceiro e etc., assim como, sua vertente poética o faz publicar, também, obras poéticas.

João de Sousa Lima com Gérson Pionório, ex volante.

João ainda é autor de obras como 100 anos de Luiz Gonzaga, 100 anos de História, Rio São Francisco, Delmiro Gouveia e a CHESF, este último com a parceria do escritor Antônio Galdino.


Licenciado em História, o escritor, tendo uma grande bagagem no tema, quer participar esses conhecimentos com os membros da SBEC, e por que não dizer, com todos nós, que gostamos de estudar sobre.

João de Sousa Lima com equipe de TV na pesquisa sobre o cangaço.

Com sua incansável fonte de energias, saber e desenvoltura, o pesquisador faz um projeto que, depois de aprovado, e realizado sua obra, nos presenteia com a Casa Museu de Maria de Déa, a Casa de Maria Bonita, companheira de Lampião. Ficando, para toda posteridade, a casa onde viveu com os familiares a “Rainha dos Cangaceiros”.

João de Sousa Lima mostrando um torno de madeira na fazenda Paus Pretos do coronel Petronilo.

Como projeto, logo para a posse, caso seja eleito, João fará uma exposição chamada "Cangaceiros"... com pertences de ex-cangaceiros e volantes.E a indicação para novos membros da SBEC que serão já selecionados.

João de Sousa Lima com Cristino Marques Ribeiro. O velho sertanejo guarda na memória as histórias do cangaço acontecidas na região. Tercina, Cristino, João Lima e Van (sobrinho do casal e o guia que nos levou até a roça Baixa do Boi)

Com certificação dos participantes e na exposição uma fetografia com a biografia dos que marcarão presença

O “Vaqueiro da História” é possuidor de um grande, belíssimo e magnífico acervo de peças históricas. No entanto, o maior de todos eles, o que realmente representa seu acervo em termos de conhecimentos educacionais, são os conhecimentos adquiridos em tantos e tantos anos dedicados, quilômetros e quilômetros rodados em busca de vários e vários personagens e descendentes destes, nas brenhas da caatinga nordestina, no rastro da história, e ter convivido cara a cara, olhos nos olhos com eles.

Sálvio Roberto de Lima Siqueira ( administrador do Grupo Ofício das Espingardas)

PS// Acima, VEREMOS ALGUMAS DAS VÁRIAS CAPTURAS FOTOGRÁFICAS DO PESQUISADOR COM PESSOAS, PERSONAGENS DA HISTÓRIA, REMANESCENTES E NOS LUGARES POR ONDE A SENDA SANGRENTA SE FEZ.


JOÃO DE SOUSA LIMA, O INCANSÁVEL "VAQUEIRO DA HISTÓRIA".

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=722915724515649&set=pcb.659277697569683&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário