Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2016

SURPREENDEU-ME O PROFESSOR JOSÉ ROMERO DE ARAÚJO CARDOSO


Queridos amigos do Cariri Cangaço:

Fui maravilhadamente surpreendido com o artigo do professor José Romero de Araújo Cardoso, publicado na página do Seminário Cariri Cangaço, em que é comentado o meu livro “Lampião – a Raposa das Caatingas”. 


Para mim, que dediquei onze anos de minha vida à elaboração desse livro, é gratificante e alentador ver que o meu esforço não foi em vão. E o que mais me sensibiliza é o fato de tais comentários serem feitos por um Mestre do quilate de José Romero, um abnegado estudioso das coisas do Nordeste – sua geografia, sua história, seu folclore, sua música, suas belezas e suas mazelas. 

Professor José Romero de Araújo Cardoso

José Romero é uma enciclopédia em temas como Padre Cícero, Josué de Castro, Coronel Zé Pereira de Princesa, Delmiro Gouveia, Luiz Gonzaga e outros vultos da história do Nordeste, inclusive Virgulino, o Lampião. Costumo dizer, e aqui repito: a melhor forma de demonstrarmos amor à nossa terra é estudando a sua geografia e a sua história. 

Obrigado, professor Romero, pelas generosas palavras sobre o meu livro.

O pesquisador do cangaço Antonio José de Oliveira também falou sobre o professor Romero e sobre o trabalho do escritor José Bezerra Lima Irmão:

Antonio Oliveira posicionado numa gruta construída há mais de 160 anos (portanto, não é uma obra natural), na Serra de São Caetano, gruta essa, que chamamos de banheiro de José Joaquim, uma vez que, segundo a tradição, foi construída pelo Capitão-do-mato José Joaquim por volta do meado do século 19, ou pelos escravos que provavelmente formaram um quilombo nesta nossa serra, nas proximidades do Povoado Bela Vista, Município de Serrinha-Bahia.

Meu caro Professor Romero: Tive a oportunidade de ler por inteiro o RAPOSA DAS CAATINGAS e, na realidade é o que você afirma - um livro de uma abordagem profunda e muito bem escrito. Tenho lido bons livros sobre o tema cangaço, contudo, devido os ONZE ANOS que o autor passou numa incessante pesquisa de campo e bibliográfica, chegando a um conteúdo de 736 páginas duplas, foi o trabalho que mais tem contribuído para um estudo que venho realizando. O BEZERRA LIMA está de parabéns.

Exatamente meu caro Escritor Bezerra Lima, estive lendo o texto do Professor Romero e, como sempre, o que ele escreve nunca me surpreende, pois, suas matérias são sempre importantes. Desde que tive a honra de conhecer os blogs do amigo Mendes de Mossoró, venho acompanhando os excelentes escritos do Professor José Romero.

Na realidade meu caro mestre, depois de trabalhar mais de QUARENTA anos no órgão público, com certeza já deu sua contribuição. O "cangaço" lhe espera de braços abertos para novos grandes trabalhos.

Fonte: http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário