Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A VERDADE SOBRE "MULHER RENDEIRA!" MULHER RENDEIRA (a músíca)


A origem da canção é algo controverso. Segundo a versão mais conhecida do Pe. Frederico Bezerra Maciel, regionalista pernambucano e biógrafo de Virgulino Ferreira da Silva o "Lampião", é de que o mesmo teria escrito os versos da versão original da canção. A ele se acrescenta Câmara Cascudo, segundo o qual Lampião teria escrito a letra em homenagem ao aniversário de sua avó d. Maria Jocosa Vieira Lopes ("Tia Jacosa") em 15 de setembro, que era uma rendeira.[1][3] Compôs a canção entre setembro de 1921 e fevereiro de 1922, quando apresentou a canção em Floresta (Pernambuco). 

https://www.youtube.com/watch?v=UWebcWYKpWw&feature=share&list=PL-6UdHanbZTsnPqaYFySD1D03CAgJ3gqV

A canção tornou-se praticamente um hino de guerra dos cangaceiros do bando de Lampião, tendo inclusive relatos de que o seu ataque à Mossoró em 1927, teria sido feito com mais de 50 cangaceiros cantando "Mulher Rendeira". Está registrada no ECAD como de autoria Alfredo Ricardo do Nascimento (Zé do Norte)
Na verdade, a música já existia como folclórica, com uma letra diferente. Lampião, junto com Volta Seca fez a adaptação atual, como fez Acorda Maria Bonita. 

No ataque a Mossoró-RN, mais de 50 cangaceiros de Lampião cantaram essa música como uma
forma de "grito de guerra".
Fonte: wikipédia.

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário