Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2016

70, HOJE, 78 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO

Por Antonio Vicelmo – Repórter

Crato. Madrugada de 28 de julho de 1938, O sol ainda não tinha nascido. O grupo de cangaceiros, tendo à frente Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, e sua mulher, Maria Bonita, tinha acabado de rezar o Ofício de Nossa Senhora e se preparava para tomar o primeiro café-da-manhã, quando os estampidos de rifles e metralhadoras quebraram o silêncio da madrugada e a tranquilidade da Grota do Angico, no Estado de Sergipe, onde os cangaceiros estavam escondidos.


“De repente, o refúgio virou um inferno”, descreveu o cangaceiro “Zé Sereno”, um dos sobreviventes da tragédia. Depois de 15 minutos de tiroteio, 11 cangaceiros estavam mortos: Lampião Maria Bonita, Luiz Pedro, Mergulhão, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete e Macela. Dos 35 cangaceiros que estavam acampados, 24 fugiram.

Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, foi abatido com três tiros: um na cabeça, um no peito esquerdo, outro no abdômen. Maria Bonita, sua mulher foi baleada e morta a facadas, enquanto implorava pela vida.


O soldado Adrião Pedro de Souza, grande herói esquecido do combate de Angico, completava a dúvida de vítimas.

Dois outros cangaceiros gravemente feridos morreriam dois dias depois na fazenda de um coiteiro – nome dado a quem acolhia os cangaceiros -, que ficava nas proximidades.

No dia seguinte, os jornais de todo o País, é até do exterior, estamparam a sensacional notícia nas suas primeiras páginas. A do New York Times dizia: “Foi morto Lampião cego de um olho, um dos mais temidos bandidos do mundo ocidental!”. Terminava a incrível história de um menino que nasceu no Sítio Passagem das Pedras, a 42 quilômetros de Serra Talhada, em Pernambuco. Era o fim do cangaço.

Fonte: Jornal "DIÁRIO DO NORDESTE"
Cidade: Fortaleza.
Data: 28 de julho de 2009
Ano: XXVII
Número: ?
Digitado e ilustrado por José Mendes Pereira

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Nascimento (Chagas Nascimento). 

Nota: Desculpem-me alguma falha na digitação, sou um pouco cego. Se faltar alguma letrinha na palavra, mas você entenderá o significado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário