Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2016

AMIGOS LEITORES E PESQUISADORES DO CANGAÇO:

Por José Mendes Pereira
Manoel Cordeiro e seu tio o cangaceiro Luiz Pedro

Vejam o que uma sobrinha de 2º grau do cangaceiro Luiz Pedro Cicera Rodrigues me falou sobre o seu nome:

Nenê do Ouro e o cangaceiro Luiz Pedro

"O cangaceiro Luiz Pedro não tinha como sobrenome Cordeiro. Ele tinha uma irmã (Elvira Siqueira) que era casada com Joaquim Cordeiro, e após o casamento, ela herdou o sobrenome Cordeiro. Mas o cangaceiro (Luiz Pedro) era conhecido por Luiz Pedro do Retiro".

Luiz Pedro costurando em plena caatinga do nordeste brasileiro

Eu, José Mendes Pereira administrador do blog do Mendes e Mendes não tenho certeza, porque eu não conheço estas regiões por aí do meu amado Brasil, mas me parece que Retiro é uma comunidade lá na cidade de Triunfo, no Estado de Pernambuco.


Alguns estudiosos do cangaço afirmam que a mulher que está dançando com o ex-cangaceiro Luis Pedro do Retiro é a ex-cangaceira Inacinha do Santílio Barros, que no cangaço era alcunhado Gato.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário