Seguidores

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO

Sede: em Mossoró no Rio Grande do Norte – Brasil

Histórico:

Foi fundada em 13 de junho de 1993, data aniversário que lembra a entrada de Lampião na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte. É uma entidade sem fins lucrativos que coordena um maior entrosamento entre os pesquisadores, escritores e artistas brasileiros que estudam e divulgam o Nordeste. 

Assuntos como: Cangaço, Coluna Prestes, Canudos, revoltas: Praieira, Balaiada, Cabanagem, Quebra-Quilos, Juazeiro, Padre Cícero, Delmiro Gouveia e o progresso do Nordeste, Quilombos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, e a Música Popular Nordestina, a Cultura e a Arte nordestinas são prioridades nos estatutos da SBEC para debatermos e divulga-los em eventos, no Brasil e no exterior.

Quem e quantos são os integrantes?

Escritores, Pesquisadores, Poetas intelectuais e alunos que se interessam pela pesquisa histórico-sociológica de Nordeste e do Brasil.
Qual a abrangência dessa entidade?

Inúmeros seguimentos da sociedade cultural, no âmbito das pesquisas em vários Estados do Brasil, com sócios espalhados por este País continental.

O que é necessário para se tornar sócio da SBEC?

Para ser sócio da entidade precisa ter trabalhos apresentados, artigos e/ou livros publicados, dentro dos diversos temas que permeiam a mesma. O pretendente deverá ser apresentado por um sócio efetivo e seu nome aprovado por, pelo menos, 5 outros sócios.

Os membros da diretoria?

1 –Presidente: -
2 -Vice-presidente: -
3 – 1º Secretário: -
4 – 2º Secretário: -
5 – 1º Tesoureiro: -
6 – 2º Tesoureiro: -
7 Assessor de Comunicação: -

Conselho Consultivo:


A SBEC foi uma criação do pernambucano da cidade de Triunfo, professor, escritor pesquisador do cangaço e dos diversos temas citados acima Paulo Medeiros Gastão. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário