Seguidores

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ASCRIM/PRESIDENCIA –PUBLICAÇÃO DA PLAQUETA DO I FOPHPM – OF. Nº 285.


MOSSORÓ(RN), 06.11.2016.

PREZADOS SENHORES EXPOSITORES, DEBATEDORES E PARTICIPANTES DO I FOPHPM,

CONFORME ANUNCIADO NO I FOPHPM, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA NEY PONTES DUARTE, REF. OFÍCIO Nº 257/2016, DE 01.09.2016, CONSIDERANDO QUE O SUPRAMENCIONADO EVENTO DE MAGNITUDE IMPAR E PIONEIRA, MAIS UMA INICIATIVA CULTURAL DA ASCRIM EM PROL DA PRESERVAÇÃO DA VERDADEIRA HISTÓRIA DO POVO MOSSOROENSE, COMO JÁ NOTICIADO EM NOSSO OFÍCIO Nº 189/2016, DE 16.08.2016, LEMBRAMOS QUE AS CONCLUSÕES DO I FOPHPM SERÃO PUBLICADAS EM PLAQUETA, POR OCASIÃO DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENCONTRO DAS AMÉRICAS, A REALIZAR-SE NO DIA 27.11.2016.
   
DESTA FORMA, PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR A TEXTUALIZAÇÃO E PUBLICAÇÃO DA PLAQUETA, EM TEMPO HÁBIL, VISANDO PRESERVARMOS NA ÍNTEGRA A ORIGINALIDADE DAS AUTORIAS, ALÉM DE CONCATENARMOS A PERFICIÊNCIA DAS CONCLUSÕES DO I FOPHPM, ESTAMOS SOLICITANDO QUE:

1º) TODOS EXPOSITORES, DEBATEDORES E PARTICIPANTES DO I FOPHPM, NOS REMETAM, ATÉ O DIA 09.11.2016, UM RESUMO DOS TEXTOS DAS RESPECTIVAS MATÉRIAS EM QUE ATUARAM E/OU PARTICIPARAM NO SUBTEMA I “MARCO ZERO DA ORIGEM DE MOSSORÓ-VISÃO HISTÓRICA” E SUBTEMA II “VISÃO GEOGRÁFICA DE HENRY COSTER SOBRE MOSSORÓ EM 1810”.

2º) TODOS EXPOSITORES E DEBATEDORES DO I FOPHPM, AUTORES DAS FRASES MARCANTES, SENTINDO NECESSIDADE INDISPENSÁVEL DE ALTERAÇÃO, GENTILEZA ENVIAR-NOS A NOVA FRASE, PARA RESPECTIVA SUBSTITUIÇÃO, À QUE SE SEGUE ABAIXO:

“GRUPO DAS FRASES ENFOCANDO A TEMÁTICA DO FOPHPM”

=BENEDITO VASCONCELOS MENDES: "Os missionários carmelitas, que ajudaram a fundar Mossoró, foram testemunhas oculares da miscigenação genética das três etnias que viviam no sertão nordestino (branca, tapuia é negra). Presenciaram a mistura das culturas européia, africana e indígena na formação cultural dos mossoroenses”(28.07.2016)

=ELDER HERONILDES DA SILVA:”Proferiu a frase, de improviso, por ocasião dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM” na AGE 06B, no dia 28.07.2016. A mídia gravada pela TCM será anexada a ESTE GRUPO DAS FRASES.”

=FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO:“EXTASIO-ME ANTE A CAPACIDADE VELOZ DA LITERÁCIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES, LUZÍDIO QUE DESCORTINA ANTIGOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS COMO DIAGNÓSTICO DE NOVAS PERSPECTIVAS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS E AOS EMPREENDIMENTOS CULTURAIS”.(08.MAR.2016).

=GERALDO MAIA: ”Proferiu a frase, de improviso, por ocasião dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM” na AGE 06B, no dia 28.07.2016. (CASO CONSTE NA mídia gravada pela TCM será anexada a ESTE GRUPO DAS FRASES).”

=JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO: “Terra dos Monxorós, colonizada inicialmente por Religiosos Carmelitas, relicário de grandes e sagradas causas humanas guiadas pelo estoicismo de sua gente impávida e guerreira.” (26.07.2016).

= LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA: (CASO CONSTE NA mídia gravada pela TCM será anexada a ESTE GRUPO DAS FRASES).
=MILTON MARQUES MEDEIROS: ”Proferiu a frase, de improviso, por ocasião dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM” na AGE 06B, no dia 28.07.2016. (CASO CONSTE NA mídia gravada pela TCM será anexada a ESTE GRUPO DAS FRASES).”

=RICARDO LOPES:Embora não seja escritor, deixou o seu LIVRO, “LEGADO”, DE FOTOS, NA SUA VISÃO, ENFOCANDO A TEMÁTICA DO FOPHPM”por ocasião dos “ATOS SOLENES DA ASCRIM” na AGE 06B, no dia 28.07.2016.

=TANIAMÁ VIERA DA SILVA BARRETO: “Interpelo: Mossoró, tu que és a curva do significado da história de luta do seu bravio povo, qual é o ponto de conexão da sua verdadeira origem com os labirintos imaginários dos seus historiadores? Seriam os traçados geodésicos das suas revoluções cartográficas? Ou as marcas lineares e compactas dos dizeres euclidianos? Estas são indagações que me inquietam e aguçam minhas incertezas sobre o(s) significado(s) da historiografia do povoamento de Mossoró. Contudo, sou adepta do pensamento de F. Roosevelt: “Sempre que te perguntarem se podes fazer um trabalho, responde que sim e te ponhas em seguida a aprender como se faz”. Estou compondo o Forum Permanente da Historiografia da Origem e Continuidade do Povoamento de Mossoró, aprendendo como se faz.”(27.07.2016).

=WILSON BEZERRA MOURA(COORDENADOR DA COFOPHPM):" BEM SABEMOS QUE A HISTÓRIA DESCREVE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS HUMANOS,ATRAVÉS DOS QUAIS SÃO ESTABELECIDOS PARÂMETRO SOBRE FUNDADORES,POVOADORES PRIMITIVOS  DA REGIÃO DE MOSSORÓ. A HISTORIOGRAFIA DE UM POVO O GRAU DE DESENVOLVIMENTO  POLITICO,ECONÔMICO, RELIGIOSO E SOCIAL,É O QUE  VISA O FORUM PERMANENTE CONSTITUÍDO PELA ASCRIM, SOBRE A FUNDAÇÃO E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ PARA APURAR O FATO DETERMINANTE DA HISTÓRIA."(27.07.2016).  
      
PORTANTO, DE VITAL IMPORTÂNCIA, ESCLARECEMOS, PARA FUNDAMENTAR A TESTIFICAÇÃO DO MARCO HISTÓRICO DE INÍCIO DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ, OBJETIVO PRECÍPUO DO FOPHPM, AS TESES APRESENTADAS DEVERÃO REFLETIR, CONCLUSÕES QUE NOS PERMITAM DEFINIR, GEOGRAFICAMENTE A LOCALIZAÇÃO DESSE “MARCO”, NUMA CONCEPÇÃO DO TERMO CONCEITUAL TEÓRICO DE MARCO ZERO.

OUTROSSIM, INFORMANDO QUE À FALTA DE RESPOSTA AO PRESENTE, CONSIDERAREMOS COMO PUBLICÁVEIS NA PLAQUETA, O CONTIDO NOS TEXTOS QUE NOS FORAM ENTREGUES E OS REGISTROS EM NOSSO PODER, ATÉ O PRAZO INDICADO..

RESSALTAMOS QUE PARA O II FORUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-II FOPHPM, A REALIZAR-SE EM 2017, IREMOS CONVIDAR 3 EXPOSITORES:

DRA. CONCEIÇÃO MACIEL
DR. DAVID LEITE

EM CUJOS DEBATES, TAMBÉM CONVIDAREMOS OS EXPOSITORES E DEBATEDORES DO I FOPHPM, PARA EM SEGUNDO MOMENTO EFETIVARMOS A PUBLICAÇÃO DA PLAQUETA DO II FOPHPM, ALUSIVA AO RESULTADO CONCLUSIVO, PARA ENCAMINHAMENTO A CAMARA DE VEREADORES DE MOSSORÓ, PROPOSTA DE LEI SÍMBOLO DA CENTÚRIA QUE SE PERPETUARÁ NOS ANAIS DA HISTÓRIA DE MOSSORÓ, FECHANDO COM CHAVE DE OURO A DEFINIÇÃO OFICIAL DA LOCALIZAÇÃO DE PLACA COMEMORATIVA DO “MARCO ZERO DO INÍCIO DE POVOAMENTO DE MOSSORÓ!”

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-


P.S.: O PRAZO PRA ENTREGA DAS CONCLUSÕES DO I FOPHPM, ATÉ 09.11.2016,PRENDE-SE AO FATO DE TEMPO EXIGIDO PELO DIAGRAMADOR E GRÁFICA PARA EDIÇÃO DA PLAQUETA.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário