Seguidores

sábado, 28 de janeiro de 2017

O QUE É SER UM GRANDE BRASILEIRO?

Por Alfredo Bonessi

Temos exemplos históricos de grandes brasileiros, independentes de suas origens, se vieram de berços ricos ou não.

Aqui no Brasil diferente, basta apresentar um jornal ou um programa de televisão que o indivíduo já se julga acima dos demais, não se importando com seus dotes físicos, se são feios ou bonitos. A rigor poucas pessoas agradam outras pessoas com relação aos predicados corporais. No que diz respeito ao cinema e a televisão posso afirmar que o sucesso não vem dos dotes corporais, mas sim da expressão do olhar. Fique em frente a um espelho e imagine  um quadrado em torno dos olhos isso aí é o sucesso das telas do cinema. Não importa os demais predicados como corpo escultural, cabelos longos ou curtos, seios fartos ou não, estatura elevada ou não. Temos os baixinhos que mais agradaram ao mundo: Charles Chaplim, Mikey Rooney, Elly Wallace, Franco Nero, Dustim Hoffman, Allan Ladd, e as atrizes: Judi Garland, Shelley Winters, Elizabeth Taylor, Edy Lammar, Anne Baxter;  e aqui, para nós no país do Zé Carioca,  a linda do calendário e amante de Getulio Vargas, Virginia Lane considerada a mulher mais linda do Brasil de todos os tempos. Todas de baixa estatura, e ainda os prodígios de baixas estaturas: Doris Day, Shirley Temple.   Depois vem as cumpridas, de até 1,70 de altura: Joan Crawford, Greta Garbor, Ava Gardner, Gingi Rogers, Jaime Mansifield, Marilyn Moroe e outras estrelas. Se você for  pequeno, não se preocupe, as câmeras darão um jeitinho e tornarão você grande. Mas a fama ? bem isso era algo sobrenatural, inexplicável. Mas aqui no Brasil basta apresentar um jornal que você será famoso e considerado um grande brasileiro.

Já estive várias vezes a frente das câmeras de TV apresentando e mostrando ao público  o tema cangaço sem cortes e ao vivo. Confesso que no início da apresentação não é fácil, mas depois você vai se soltando, buscando no fundo do baú da memória os arquivos ali depositados, e a única preocupação é se fazer entender pelos telespectadores. Não se pode errar e até os gestos precisam ser cuidadosos. Na sala de apresentação o calor é insuportável são muitas lâmpadas encarregadas de retirar do ambiente todas as sombras possíveis. Antes você passa por uma seção de maquiagem onde  a manicure retira todo o brilho gorduroso do rosto o apresentador fica opaco.

O apresentador fica em pé e os demais entrevistados ficam sentados e atento as perguntas que virão nada é combinado antes. A frente do apresentador e atrás das câmeras fica uma equipe de várias pessoas, com seus monitores ligados: essas pessoas enviam o texto para um monitor do tamanho de um monitor de PC algo em torno de 20 polegadas. As letras são enormes, mais de 15 centímetros, em cores. O papel do apresentador é ler e apresentar sem que se perceba que ele está lendo é esse o segredo. Lógico, antes de tudo ser transmitido para o público alvo, há uma censura em que se possa cortar aquilo que foi dito isso evita que o tema seja desvirtuado e levado para o lado da banalidade.

Pergunto: isso exige talento ? fama ? isso tornará o apresentador famoso a ponto de ser considerado um grande brasileiro ?

Claro que não !

- é mais encantador vermos um amanhecer, um casal de passarinhos fabricando o seu ninho, as formigas trabalhando, as abelhas polinizando as flores, os peixes na piracema, as aranhas tecendo as suas teias do que nos encantarmos com um apresentador de jornal pela TV.

E o que dizer das novelas ? o tema, o enredo, é de baixíssima qualidade. O esforço e o trabalho de atores e atrizes é sobrecomum para atender as exigências falhas do diretor. Desde 1974 que vejo essas novelas pela TV e o enredo é sempre o mesmo: um personagem mau caráter; uma vítima; um personagem pobre que é rica e ainda não descobriu; uma cerimônia de casamentos em que se juntam os maus elementos com os bons elementos da novela aí, nessa hora, quem nunca sorriu durante os meses de exibição da novela, agora sorri alegremente  porque a novela terminou e ele já vai partir para outra. Mas um fato em comum em todas as novelas é abrir e fechar portas. Quando você vê e até se assusta, a vilã já está dentro do apartamento, da casa, sem passar por porteiros, elevadores, e discute com a vítima, a mocinha, que assustada, se deixa cair no sofá todos os personagens possuem as chaves das portas das residências dos demais personagens. Outra desgraça para a cultura do povo, principalmente para o povo nordestino, que eu considero até uma ofensa,  é um linguajar que inventaram, bem matuto, cujas origens não se prende a nenhum estado do Brasil; é uma linguagem  sussurrada, acaboclada, sertaneja misturada, dando a impressão que os coronéis de antigamente falavam dessa maneira; e a mulherada, com voz melodiosa, comportamento de quenga, se refestelando para todo o homem que encontra quando na verdade, a mulher sertaneja é uma das mulheres mais sérias que existe e chifre em pleno sertão é raro.

A pergunta é: basta ser ator, atriz de novela para ser um grande brasileiro ?

-claro que não.

Um grande ator americano disse recentemente: eu não sabia fazer nada não prestava para nada, daí resolvi ser ator.

Nesse contexto incluo os cantores, que dotados de uma voz natural, diferenciada, se dedicam ao canto e a música e são considerados reis e rainhas do nosso folclore. Não vejo mérito nenhum em ser um grande cantor possuindo uma bela voz para mim é obrigação em cantar bem, nada mais que isso.

Creio que consegui mostrar a inversão de valores em pauta em nosso Brasil, em que pessoas do nosso cotidiano são consideradas grandes brasileiros.

Quem foram os grande brasileiros ?

- Estácio  de Sá que morreu defendendo o Brasil contra os franceses que invadiram o Rio de Janeiro;

- Dom João VI
- Dom Pedro I
- Dom Pedro II
- Padre Manuel da Nóbrega que fundou a cidade de São Paulo;
- Os heróis da independência a família Alencar do Ceará.  
- Manuel Luis Osório e todos os que lutaram na Guerra contra o Paraguai, principalmente a família Fonseca de Alagoas;
-  O Barão de Mauá
- Barão do Rio Branco
- Marechal Rondon
- Santos Dumont
- Osvaldo Cruz
- Carlos Gomes
- Dr Sabin
- Getúlio Vargas
- Os militares que lutaram na Segunda Guerra Mundial
- Juscelino Kubitschek
- Os Ministros do TCU e os Auditores da Receita Federal.
- Todos os Policiais Federais
- Todos os militares das Forças Armadas
- Alguns Policiais Militares Estaduais
- o Ministério Público federal
- os Procuradores da Republica

A história para por aí. Porque doravante não podemos incluir atletas, músicos particulares, corredores de corridas, bandas de músicas, cantores sertanejos, atores e atrizes como grandes brasileiros e muito menos incluir nessa relação algum político, uma vez que a esses são atribuídos todas as desgraças porque passam os brasileiros, desde o descobrimento até os dias de hoje.

Falsos patriarcas
- José Bonifacio
- Benjamin Constant
- Maj Solon

Falsos mitos
- Ulisses Guimaraes
- Janio Quadros
- Olga Benaro (espiã soviética)
- Franco Montoro
- Miguel Arraes
- Mario Covas
- Requião
- Suplicy

Traidores do Brasil
- Calabar
- Luiz Carlos Prestes
- FHC
- Lula e sua trupe

Incluo no rol dos heróis nacionais todos os escritores brasileiros até 1970 não ouso avançar daí.

No mais, se você estudou direito, fez concurso e saiu Juiz, e depois foi escolhido para o STF, ganhando muito bem, não vejo mérito nenhum nesse feito. Gostaria que houvesse prova escrita e oral com esses cidadãos para que o melhor, de fato, fosse escolhido para o cargo. Um ministro que cumpre com suas obrigações e seus deveres para o qual é muito bem remunerado, não faz mais que sua obrigação pessoas desse porte estão bem longe de serem grandes brasileiros e incluídos no panteão dos nossos verdadeiros heróis que colocaram a sua vida em jogo no cumprimento do dever e muitos ficaram semi-sepulto nos campos de batalha para o engrandecimento do Brasil.

Incluo também como heróis e heroínas, todos os brasileiros e brasileiras,  ao longo da história do seu tempo, que abandonados pelos governos não deixaram de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e de construí-la pelo trabalho, sob condições precárias e insalubres formaram seus filhos e os conduziram  no caminho da virtude e do trabalho honesto a eles e elas as nossas justas homenagens.

No mais, vamos ajudar os brasileiros a serem grandes brasileiros, a começar ofertando boas escolas, bons professores, água tratada, saneamento, iluminação pública, transportes, alimento fácil e de boa qualidade para todos  - porque isso tudo é obrigação de quem se candidata a cargos públicos de promover o bem comum,  e parem de engrandecer quem não merece. Não confunda cargo função  - obrigação, com virtude e devotamento a Pátria. Se você quiser conhecer esses temas procure as Forças Armadas Brasileiras e visite também a Policia Federal do Brasil que só nos orgulha e que realmente cumprem com as suas obrigações exemplarmente.

No mais, são gente de terno e gravata que entopem os ministérios por toda a parte, e que só fazem é se aproveitarem do cargo em causa própria uma verdadeira vergonha nacional.

Alfredo Bonessi

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário